Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO ROXO

Dia da Mancha: Governo do Amapá promove ação de acolhimento e teste de sensibilidade para detectar a hanseníase

Profissionais do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) acolheram e orientaram os pacientes no 'Dia da Mancha', na terça-feira, 28.

Por Roberta Corrêa
29/01/2025 09h24
Quem passou pelo CRDT, fez o teste de sensibilidade e foi orientado sobre a hanseníase
Quem passou pelo CRDT, fez o teste de sensibilidade e foi orientado sobre a hanseníase
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

O diagnóstico precoce da hanseníase é o objetivo da campanha Janeiro Roxo, intensificada pelo Governo do Amapá. No dia mundial de combate à doença, na terça-feira, 28, uma ação de busca ativa, orientação e conscientização foi realizada para os pacientes do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT).

O "Dia da Mancha", como ficou conhecido, contou com uma equipe de profissionais do CRDT, que acolheu e orientou sobre os principais sintomas como manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou acastanhadas na pele. Quem passou pelo centro, fez o teste de sensibilidade e, quando comprovado algo suspeito, eram encaminhados para avaliação médica. 

Diretor do CRDT, Leonardo Nunes
Diretor do CRDT, Leonardo Nunes
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Qualquer paciente que tem uma mancha no corpo, passa pelo teste de sensibilidade. Verificamos se ele sente frio ou calor nessas áreas, caso tenha perdido a sensibilidade nas mãos ou nos pés, já é encaminhado para atendimento médico", explicou o diretor do CRDT, Leonardo Nunes.

De acordo com o centro, houve redução dos casos entre os anos de 2023 e 2024, passando de 73 para 52, respectivamente, uma redução de 28,77%.

O número é um reflexo direto do trabalho contínuo de conscientização, especialização dos profissionais de saúde e ampliação do acesso à métodos de prevenção e diagnóstico precoce em todo o estado. 

O CRDT está fazendo um esforço para levar esse conhecimento para outras cidades, pois as ações ajudam a identificar casos mais rapidamente e a tratar as pessoas de forma adequada, evitando complicações. Atualmente, parte dos atendimentos vem de outros municípios do estado. 

O centro tem vagas específicas para esse atendimento de maneira gratuita, reforçando que a assistência inicial é na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, em seguida, o paciente é direcionado para o centro, iniciando assim o tratamento. 

Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) é responsável pela campanha Janeiro Roxo
Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) é responsável pela campanha Janeiro Roxo
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Hanseníase

É uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável. Embora tenha cura, a hanseníase pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o acompanhamento médico não for feito adequadamente. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.

Principais sinais da hanseníase:

  • Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada;
  • Mancha com diminuição e/ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos;
  • Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas;
  • Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos;
  • Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

Serviço

O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Professor Tostes, nº 2212, no bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá. A marcação de consultas é presencial as terças, quintas e sextas-feiras. O paciente deve apresentar cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e encaminhamento médico.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde