Com incentivo do Governo do Estado, Amapá recebe etapa do Circuito Nacional Norte-Nordeste de Wrestling 2025
Competição, que está com inscrições abertas, será dia 15 de março, no Ginásio Avertino Ramos, com participação de 200 atletas de 16 estados do Brasil.

O Amapá será palco de um dos mais importantes eventos de luta olímpica do país, o Circuito Nacional Norte-Nordeste de Wrestling 2025, que será disputado no dia 15 de março, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), conta com incentivo do Governo do Estado e integra a política de fortalecimento do esporte como ferramenta de desenvolvimento social.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, por meio do sistema de gestão esportiva da CBW. Basta acessar o link abaixo:

Para a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, a realização do evento no estado é um marco para o crescimento da modalidade e o incentivo aos atletas amapaenses.
“O Governo do Amapá tem investido no esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Receber uma competição dessa magnitude fortalece o esporte em geral no estado, o wrestling, e abre portas para nossos atletas no cenário nacional”, destacou.
O presidente da CBW, Flavio Cabral Neves, reforçou a importância do apoio do Governo para a realização do evento e destacou os avanços da modalidade no estado.
“A competição no Amapá é muito importante, temos todo o apoio do Governo do Estado, e a Sedel tem sido uma grande parceira. Estamos otimistas de que será um sucesso, trazendo resultados expressivos para nossos atletas”, afirmou.

Além da realização do Circuito, o wrestling no Amapá avança com a implantação de um centro de treinamento de alto rendimento, que já está em processo de elaboração do projeto. A iniciativa é viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre e reforça o compromisso com o desenvolvimento da modalidade.
Segundo o presidente da Federação Amapaense de Wrestling que apoia o evento do Governo do Estado, coronel Costa Júnior, a realização da competição na capital amapaense mostra o reconhecimento da força do esporte no cenário nacional.
"Apesar da modalidade existir no Amapá desde 2006, os nossos atletas têm mostrado muito empenho e grandes resultados, tanto que já tivemos dois técnicos da seleção brasileira, e vários atletas que inclusive disputaram competição mundial. Atualmente, também temos o atleta campeão sul-americano, que é amapaense", frisou o coronel.
Ação solidária
Além da competição, o evento terá um caráter social, incentivando os participantes e o público a contribuírem com 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições beneficentes.

Circuito Nacional Norte-Nordeste de Wrestling 2025
A competição seguirá as regras da United World Wrestling (UWW) e será válida para o ranking geral e nacional, além de contar pontos para o programa Bolsa Atleta. A expectativa é reunir mais de 200 competidores de diversas categorias, promovendo um espetáculo de técnica e resistência.
A pesagem oficial dos atletas acontece no dia do evento, 15 de março, das 7h às 7h30, e as lutas iniciam às 9h30, seguindo até às 18h, no Ginásio Avertino Ramos. A estrutura contará com dois tapetes oficiais e seguirá todas as normas de segurança.
Wrestling no Amapá
Essa não será a primeira vez que o Amapá recebe um evento nacional da luta olímpica, no Ginásio Avertino Ramos. Em 2022, o estado foi palco da Seletiva Nacional de Wrestling para o Gymnasiade, na França. Na competição, os atletas amapaenses conquistaram 5 medalhas de ouro e o direito de representar o Brasil nos jogos mundiais escolares, na Normandia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!