Governo do Amapá e Ministério da Saúde discutem estratégias para combate à dengue no estado
Reunião contou com gestores estaduais e municipais para fortalecer a vigilância epidemiológica das arbovioroses.
O Governo do Amapá reuniu na última quinta-feira, 30, com a assessoria técnica do Ministério da Saúde (MS), gestores estaduais e municipais para fortalecer a vigilância epidemiológica das arbovioroses, especialmente para alinhar ações de controle contra a dengue, Zika e Chikungunya.
O encontro, que ocorreu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), debateu a assistência à população e a reorganização dos serviços. Foi apresentado ainda, os apoiadores institucionais da Secretaria de Atenção Primária e Saúde do órgão nacional para cada estado.
No Amapá, o represente é Francisco Antônio, que vai manter a comunicação entre os setores. Ele destaca a importância do trabalho preventivo entre os órgãos federados, iniciando com a capacitação dos gestores estaduais e municipais de saúde.
"É um prazer colaborar para a efetivação de políticas públicas em saúde no estado, aproximando os setores para assim iniciar essa capacitação com os gestores e assim multiplicar esse trabalho preventivo", destacou o apoiador.
A presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá, Lilian Abreu, pontuou o trabalho em conjunto, especialmente no período sazonal do inverno amazônico, para coibir o avanço dessas doenças nos municípios.
"Nesse período de inverno o olhar é redobrado e diferenciado, para que essas doenças não predominem nos municípios e para isso todas as secretarias precisam estar envolvidas", reforçou Lilian.
De acordo com o secretário adjunto de Assistência Hospitalar da Sesa, Rinaldo Martins, quem pensa no futuro planeja, então esse é o princípio para o enfrentamento do cenário epidemiológico das arbovioroses.
"Iniciamos com o planejamento de fortalecimento da rede de atenção à saúde para garantir atendimento adequado e ampliação das ações preventivas em todo o estado, reduzindo a sobrecarga na rede assistencial. Essa é uma orientação do governador Clécio Luís e da secretaria Nair Mota, para que possamos fazer essa mobilização do Estados e municípios", destacou o secretário.
No Amapá, a equipe do MS ajudou a implementar uma sala de situação, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), para monitorar as arboviroses, fortalecendo a resposta para os casos notificados no estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!