Carnaval 2025: agremiações agitam o público em passagem de som do Festival de Samba de Enredo e Bateria, em Macapá
O tradicional momento de testes finais reuniu carnavalescos, técnicos, ritmistas e torcedores na expectativa da melhor apresentação possível das escolas do coração.

Em ritmo de alegria, o público compareceu neste sábado, 1º de fevereiro, para a passagem de som das 10 agremiações carnavalescas que irão participar do Festival de Samba de Enredo e Bateria, que acontece na segunda-feira, 3, no Sambódromo de Macapá.
O carnaval amapaense é promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado de R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba, articulados pelo senador Davi Alcolumbre. Os recursos são distribuídos para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Foram realizados ensaios para garantir que todos os elementos sonoros, como a bateria, instrumentos de harmonia e os vocais das escolas de samba, estejam perfeitamente sincronizados e audíveis para o evento, que já se tornou tradicional da quadra carnavalesca.
Para Arthur Lobo, presidente em exercício da Liesap, o momento é uma ótima oportunidade para que as agremiações realizem seus ajustes e façam uma boa apresentação no dia do Festival de Samba.

“Nesses ensaios, o desempenho dos instrumentos é testado e ajustado. Na última quinta-feira, 30, aconteceram os ajustes técnicos das cinco primeiras escolas de samba. Aqui é o momento de alinhar e deixar tudo nos conformes para o dia do festival’, ressaltou Lobo.
É um encontro onde músicos, diretores de harmonia e técnicos de som trabalham em conjunto para criar e preparar uma experiência sonora envolvente e impactante que destaque a riqueza e a complexidade dos sambas de enredo.

A tradicional passagem do som reúne não só carnavalescos, técnicos e ritmistas, mas também torcedores, já na expectativa da melhor apresentação possível da Escola do Coração, como Cristiane Chaves, torcedora da escola de samba Boêmios do Laguinho. Para ela, a entrada dos ritmistas no palco sempre provoca empolgação nas pessoas.

“Aproveito todos os momentos, que vão desde os ajustes técnicos, até o dia dos desfiles. Quando os ritmistas sobem no palco e começam a tocar seus instrumentos, nos empolgam. Amo ouvir e cantar o samba de enredo da minha escola do coração e não poderia deixar de vir aproveitar mais esse momento”, comentou Cristiane.
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!