Profissionais do Hospital Alberto Lima recebem treinamento para operação do novo aparelho de ressonância, em Macapá
Equipamento é o primeiro do tipo adquirido pelo Governo do Amapá; após o início dos serviços, a expectativa é realizar cerca de 900 exames por mês.

A equipe de tecnólogos e técnicos do serviço de ressonância magnética do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, iniciou nesta terça-feira, 4, o programa de treinamento de aplicação clínica do aparelho, o primeiro do tipo adquirido com recursos do Governo do Amapá.
O curso, ministrado pelo especialista Maxwell Cerruti, da fabricante Canon, tem o objetivo de capacitar os profissionais para as boas práticas de segurança no ambiente de ressonância magnética. O equipamento é um dos 55 aparelhos de imagem de vários tipos, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos hospitais.
Segundo Jefferson Sanches, tecnólogo em radiologia da Gerência de Núcleo e Diagnóstico de Imagem da Sesa, o treinamento, que segue até sexta-feira, 7, é essencial para garantir a qualidade dos exames e o pleno funcionamento da máquina.

“O treinamento realizado pelo fabricante é um momento em que ele passa todas as orientações operacionais do equipamento. Um simples ligar e desligar da ressonância já é algo muito complexo. Além disso, os protocolos e exames são montados diretamente no equipamento. Durante esses quatro dias, realizaremos exames com pacientes selecionados para testar os protocolos implantados e calibrar a máquina, ajustando as imagens para garantir que sejam encaminhadas para laudo com qualidade", explicou Sanches.
Além da parte técnica, os 11 profissionais que participam do curso também serão instruídos sobre humanização no atendimento ao paciente, incluindo um ambiente planejado para proporcionar mais conforto durante os exames. O aparelho está instalado em uma sala com imagens de Macapá no teto, criando uma atmosfera relaxante e reduzindo a ansiedade dos pacientes.

Ampliação dos serviços
A chegada do equipamento de alta tecnologia tornará o Hcal o único hospital do estado a oferecer o serviço de ressonância magnética 24 horas por dia. A expectativa é que cerca de 900 exames sejam realizados por mês, ajudando a reduzir a fila de espera de pacientes.

Luiz Carlos da Silva, responsável técnico do setor de Imaginologia do Hcal, destacou que a equipe selecionada para operar o aparelho já possui experiência na área.
“Hoje temos 11 profissionais participando do treinamento. Todos já possuem experiência em ressonância magnética e atuam na capital. Ou seja, estamos implantando um serviço com profissionais qualificados para atender essa demanda", pontuou.
A preparação para o início do serviço também envolve outras equipes do hospital, que serão orientados quanto aos parâmetros técnicos de cuidado com o aparelho.
“A previsão de abertura é para os próximos meses. Agora, vamos preparar a área de acolhimento dos pacientes. Após o treinamento, os profissionais continuarão capacitando as equipes de enfermagem, higienização e maqueiros para a implantação completa do serviço", explicou Silva.

Estrutura e segurança
A instalação do equipamento exigiu diversas adequações estruturais, incluindo isolamento magnético e a construção de uma barreira protetora devido à proximidade com uma via interna do hospital. Além disso, a área da ressonância está sendo reformada, com espaços dedicados à recepção, triagem e preparação dos pacientes. A previsão é que essa fase seja concluída até março.
A ressonância magnética é um exame não invasivo e altamente detalhado, utilizado para detectar e monitorar doenças como aneurismas, tumores e problemas articulares. O equipamento recém adquirido utiliza um campo magnético potente e ondas de rádio de alta frequência, exigindo protocolos rigorosos de segurança, como a proibição do uso de objetos metálicos durante os exames.
A secretária de estado da Saúde, Nair Mota, explica que o equipamento eleva a qualidade da imagem com remoção inteligente de ruído e técnicas de escaneamento que garantem exames mais rápidos e maior conforto para o paciente.
“Esse é o primeiro aparelho, totalmente SUS, que vai com certeza garantir uma maior acessibilidade aos serviços de alta complexidade aos nossos pacientes internados e usuários que estão precisando fechar diagnóstico", ressalta a secretária.

Para Anderson Giacomo, tecnólogo em radiologia do Hcal, a implantação da ressonância na rede pública é um marco para a saúde do estado.
“A expectativa é extremamente positiva. O sonho da ressonância magnética no serviço público do SUS é algo que vai trazer não só para os servidores a oportunidade de trabalhar com um equipamento de ponta, mas também garantir que esse serviço chegue ao paciente. Seremos a primeira unidade a oferecer esse exame dentro da rede estadual, conseguindo atender a demanda do Amapá.”
Com esse investimento, o Governo do Amapá reforça a reestruturação do sistema de saúde estadual, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento à população.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!