Samu do Amapá promove treinamento em primeiros socorros para militares do policiamento de trânsito
Iniciativa preparou 50 agentes da segurança pública para prestarem autoatendimento em situações críticas com vítimas.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual promoveram nesta quarta-feira, 5, um treinamento de primeiros socorros para 50 militares do 9º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A iniciativa prepara os agentes de segurança para prestarem autoatendimento em situações críticas.
Os policiais reproduziram na prática, técnicas de como agir em casos de desmaio, engasgo, convulsão e fraturas expostas utilizando os métodos de primeiros socorros. Essas habilidades são fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência em atendimentos pré-hospitalares, antes da chegada das equipes de emergência.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Polícia Militar (PM) aconteceu no auditório do BPTran, na Zona Norte de Macapá, e faz parte da qualificação contínua dos agentes de segurança. Contribuindo diretamente para a redução da mortalidade em emergências e acidentes.

“Estamos proporcionando uma qualificação voltada para os profissionais de segurança pública no sentido de treiná-los em procedimentos de urgência e emergência voltado para primeiros socorros, pois esses policiais estão no dia a dia e são porta de entrada para nosso atendimento, tornando-os policiais altamente qualificados dentro das suas possiblidades", explicou Donato Farias, coordenador do Samu.

O treinamento envolveu demonstrações práticas de como agir em situações de urgência, ensinando técnicas de reanimação cardiopulmonar e como fazer um torniquete para controle do fluxo sanguíneo em casos de fratura exposta.
Além disso, os militares aprenderam sobre posições corretas em casos de desmaio e engasgo, com simulações sobre situações de risco, quando eles são os primeiros a chegar em uma ocorrência com vítimas.

“Com essa capacitação, esses policiais estão preparados para situações de engasgo, por exemplo, pois cinco minutos são cruciais para salvar uma vida e muitas vezes não dá tempo de uma equipe médica chegar. Se uma pessoa engasgar e evoluir para uma cardiorrespiratória, por exemplo, eles já estão sabendo lidar com a situação", reiterou Robson Adachi, coordenador de Educação do Samu.
O porta-voz do BPTran, capitão Francisco Almeida, destacou na maioria dos casos, são os agentes de polícia que chegam primeiro nas ocorrências de trânsito, e quando há vítimas é fundamental ter os conhecimentos práticos de socorro para prestar o atendimento.

Ele pontuou o trabalho conjunto com o Samu para o desenvolvimento das ações voltadas à população.
“Reforçamos essa parceria com o Samu para qualificar nossos agentes, pois são esses policiais que chegam primeiro em um acidente de trânsito, é muitas vezes tem uma vítima precisando de primeiros socorros, então esse treinamento é muito importante para a qualificação desses policiais” reitera o porta-voz do BPTran.

Os agentes que participaram reforçam a importância de aprender as técnicas de primeiros socorros, saber que atitude tomar, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade em emergências e acidentes.
“Conhecimento de grande valia, não só pelo trabalho, mas também podemos ajudar nossa família e quando chegamos na ocorrência vamos saber lidar, pois é conhecimento que ganhamos para a vida e para a sociedade” reforçou a soldada Gisely.
Confira como foi o treinamento do Samu com os agentes do 9º BPTran:





Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!