Governo do Amapá realiza ação preventiva de saúde para pets de famílias beneficiadas do Residencial Nelson dos Anjos, em Macapá
Animais domésticos receberam vacinação contra a raiva e tutores foram orientados sobre maus-tratos e adoção nesta quinta-feira, 6.

O Governo do Amapá realizou a vacinação preventiva para os pets das famílias contempladas do Residencial Nelson dos Anjos, nesta quinta-feira, 6, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. A ação aconteceu no Centro Comunitário do novo habitacional e seguiu para três áreas de passarelas da região.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Bem-Estar Animal (Secbea) contou com o apoio da Secretaria de Habitação (Sehab) e Superintendência de Vigilância em Saúde (Svs), com oferta de vacinação contra a raiva aos pets e conscientização sobre maus-tratos e adoção aos tutores.

“Nas últimas visitas fizemos o censo animal com as famílias contempladas e detectamos a presença de 250 animais, sendo que 238 ainda não tinham recebido a vacinação. Vale lembrar para as famílias que vão mudar que não se começa uma vida nova abandonando outra”, alertou a secretária da Secbea, Laudenice Monteiro, que também destacou que a prática do abandono é crime previsto em Lei Federal, com pena de prisão e multa.
A veterinária da SVS, Anne Malcher, alertou que a raiva animal é uma zoonose que pode ser prevenida. A profissional ressaltou, ainda, que a partir dos três meses de idade é indicado fazer a primo-vacinação e a revacinação anual gratuitamente.
“A raiva animal é 100% letal. É muito importante que em caso de agressão por animais suspeitos, a pessoa procure a UPA ou o Hospital de Emergência para fazer o protocolo de Atendimento Humano”, alertou Anne.

Um dos moradores que levou seu pet para vacinação foi o técnico de sistemas fotovoltaicos, Matheus Patrique, de 23 anos. O seu cachorrinho Bartô recebeu mais uma dose contra a raiva.
“Já convivo há três anos com o Bartô e sempre que possível trago para as ações. Acho uma boa iniciativa essa vacinação por aqui, porque quase não temos”, pontuou Patrique.
Outra participante da programação foi a supervisora de vendas, Cleuma dos Santos, de 41 anos, que é uma das beneficiadas do novo residencial e tutora da gatinha Neném.
“Estou com a minha gatinha há 3 meses, acho muito bom ter essa ação, porque vai ter mudança, principalmente para quem vai para o residencial, o convívio social com outras pessoas e animais vai ser mais seguro, então é bom eles estarem vacinados”, lembrou Cleuma.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!