Governo do Estado inicia capacitação de mais 100 estudantes do projeto 'Samuzinho', em Macapá
Momento inclui atividades práticas sobre reanimação cardiopulmonar, técnicas de desobstrução de vias aéreas e prevenção de acidentes domésticos.

O Governo do Amapá iniciou neste sábado, 8, as atividades do projeto “Samuzinho” para orientar mais de 100 crianças a serem mini socorristas. Os participantes são estudantes dos ensinos fundamental e médio, que começaram a receber noções de primeiros socorros, cidadania, legislação de trânsito e boas práticas de convivência.
A programação foi realizada na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, em Macapá, que funciona como polo central dos serviços a cada 15 dias. As ações, coordenadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Amapá (Samu-AP), vão ocorrer sempre aos sábados, utilizando a quadra de esportes e as salas de aula da instituição.
“Nesse trabalho, o intuito é ensinar essas crianças e adolescentes a proceder em situações emergenciais de saúde, e também orientá-los de forma educacional sobre trotes ao Samu. Tudo que fazemos é para ajudar esses estudantes a buscarem cada vez mais conhecimentos”, destacou o coordenador do Samu-AP, Donato Farias.

O momento incluiu atividades práticas sobre reanimação cardiopulmonar (RCP), técnicas de desobstrução de vias aéreas e prevenção de acidentes domésticos. O técnico em enfermagem, Aelton Ferreira, pai da estudante Clarice, mostrou-se satisfeito em poder oportunizar a filha a adquirir conhecimento.
“O conhecimento é tudo, então é excelente esses estudantes receberem essas instruções, pois, nem sempre nós estaremos próximos aos nossos filhos”, disse Ferreira.

O "Samuzinho" é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que já atendeu mais de 20 mil alunos em 10 anos de existência. Além de estudantes, o projeto também oportuniza acadêmicos de enfermagem e medicina a participarem como instrutores das atividades.
A iniciativa também promove a responsabilidade social entre as crianças e jovens, e reforça o compromisso da gestão pública com a educação, saúde preventiva e valores de cidadania.
“Sempre quero aprender algo diferente e essa é uma boa chance e é algo muito fora das minhas atividades. Estou gostando e vamos aprender muito”, falou a pequena estudante e participante da ação, Isabella Castro.




Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!