'Além de técnico, foi humano', diz mãe após filha fazer cirurgia de correção da língua presa no CEO do Governo do Amapá
Influenciadora e advogada, Dandara Torres, levou a pequena Cora para fazer a frenectomia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A "língua presa" é uma anomalia que pode ser corrigida com uma cirurgia de frenectomia, rápida e disponível gratuitamente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Governo do Amapá. O procedimento faz o corte do frênulo, chamado de "freio lingual", que limita os movimentos e pode causar problemas na alimentação e fala.

Nos bebês, ele pode comprometer a sucção do leite, dificultando a amamentação. Este foi o caso da Cora, filha da influenciadora e advogada, Dandara Torres. Ela buscou o serviço gratuito e acessível na rede de saúde depois de descobrir o diagnóstico da menina.
"Ela passou pelo atendimento com a fonoaudióloga que a encaminhou para a odontopediatra. Logo marcaram um encaixe e rapidamente fomos atendidas no CEO. Foi ótimo esse serviço, nos receberam super bem. Foi muito acolhedor, além de técnico foi humano, só agradeço", contou Dandara, que também teve a filha em uma unidade de saúde pública, na Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte de Macapá.

A anomalia ocorre quando o freio ou frênulo lingual, que é a membrana embaixo da língua responsável por prender o órgão na boca, é menor que o normal ou posicionada muito próximo da ponta da língua.
Impactada pelo serviço do centro, a influenciadora aproveitou para compartilhar nas suas redes sociais, o atendimento recebido, explicando o que é a frenectomia. Até esta quarta-feira, 12, a publicação já havia recebido 37 mil visualizações.
“Faço para ajudar outras mamães a buscarem o serviço, que é nota mil e 100% gratuito. Ter essa perspectiva de melhora na amamentação é muito importante, tanto pra mim quanto pra minha filha, é o nosso momento de conexão, saber que eu estou nutrindo ela é mágico", ressaltou Dandara.

Saiba como acessar o serviço
Em recém nascidos, a cirurgia de freio lingual é feita até os 28 dias na própria maternidade dos hospitais onde o bebê nasceu, caso não ocorra, o paciente é encaminhado para o CEO.
Para obter o atendimento especializado odontológico é necessário que o cidadão procure o centro apresentando o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que pode ser de um clínico geral, odontopediatra, fonoaudiólogo e dentista, mais o comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade.
A unidade fica localizada na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, atrás do Hospital Alberto Lima (Hcal). E funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com atendimentos gratuitos pelo SUS.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!