Governo do Amapá entrega drones e notebooks para reforçar trabalho investigativo da Polícia Civil
De última geração, 32 notebooks e 10 drones irão equipar as delegacias especializadas da capital e do interior do estado.

Seguindo a política de combate às facções criminosas no Amapá, o Governo do Estado continua investindo no aparelhamento das forças de segurança com equipamentos de última geração, que auxiliam nos trabalhos operacionais e investigativos dos agentes públicos. Nesta terça-feira, 11, foram entregues à Polícia Civil (PC-AP), 32 notebooks e 10 drones que irão equipar as delegacias especializadas da capital e do interior do estado.
Os investimentos fazem parte das estratégias que seguem adotadas pela gestão, em conjunto com a distribuição de recursos pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que em 2024 resultaram em ações efetivas no combate à criminalidade e renderam resultados positivos como na redução dos dados dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Amapá, com queda de 33,04%.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Neto, os recursos permitem o fortalecimento da estrutura policial, o aprimoramento tecnológico e a ampliação da capacidade de resposta das forças de segurança.
"São quase R$ 1 milhão de investimento em equipamentos de alta tecnologia adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep). Com esta entrega estamos dando melhores condições para que a Polícia Civil possa fazer investigações mais apuradas, de forma mais técnica e, assim, consiga entregar o melhor serviço para a população”, pontuou o gestor.

O aparato de informática e os drones irão dar subsídio ainda a outro avanço para os trabalhos de investigação da PC, o software francês “Mercure”. O Amapá foi o primeiro estado da Região Norte a incorporar o sistema, adquirido também com recursos do Funsep. A tecnologia é projetada para analisar grandes volumes de dados, traçar padrões de comportamento criminoso e auxiliar no planejamento de estratégias para prevenir e reprimir ações ilícitas.
“Graças ao empenho do Governo do Estado e a decisão política do governador Clécio Luís, temos esses recursos sendo trazidos para a Polícia Civil, que retornam em resultados para a população com mais eficiência nas investigações”, afirmou o delegado geral da PC-AP, Cezar Vieira.

Os equipamentos irão fortalecer as equipes que atuam na linha de frente e das delegacias dos municípios do estado, que também estão no foco das investidas do Executivo Estadual para o auxílio no combate à criminalidade.
"A Delegacia de Amapá e outras delegacias do interior receberam notebooks de última geração que vão nos ajudar bastante nas investigações de crimes. Essa entrega confirma o compromisso da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil com o aprimoramento dos nossos equipamentos para auxiliar em nossas funções", finalizou o delegado Patrick Tietre, titular da Delegacia do município de Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!