Unidades mistas de saúde de 4 municípios do Amapá recebem treinamento do Samu para transporte de pacientes críticos
Curso inicia na segunda-feira, 17, e vai reunir enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e condutores de ambulância de Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.

Profissionais que atuam nas unidades mistas de saúde dos municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho vão receber, a partir de segunda-feira, 17, um treinamento do Governo do Estado para atendimento e transporte de pacientes críticos.
As técnicas serão repassadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceira com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) voltadas para as equipes multiprofissionais compostas por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas e condutores de ambulância.
As aulas serão realizadas na Unidade Mista de Calçoene, que receberá os profissionais dos demais municípios. O curso inclui protocolos de trauma, com manejo da via aérea e intubação, reanimação cardiopulmonar avançada, uso do desfibrilado e controle de hemorragias.
A iniciativa é da Coordenadoria de Gestão das Unidades Descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e busca orientar sobre situações específicas de emergência nas salas de estabilização de cada hospital, e o uso de equipamentos e medicamentos em pacientes que precisam de transferidos dos municípios para a capital.
“Nosso foco são as salas de estabilizações de cada município, para qualificar esses profissionais dos hospitais de pequeno porte, além das equipes que atuam no transporte intermunicipal de pacientes críticos. Esse é o primeiro treinamento regional de primeiros socorros dentro do estado, tendo em vista que a saúde é organizada por regiões Norte, Central e Sudoeste", explicou Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas.

O treinamento ocorre nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro com aulas teóricas e prática dentro da sala de estabilização, ambulância, e em todo ambiente do hospital, além de uma simulação na praça da cidade.
Os interessados em participar, podem se inscrever no dia do curso, que é voltado ainda para profissionais de atenção básica, acadêmicos de medicina, enfermagem, fisioterapia, técnicos em enfermagem, e condutores que estejam fazendo mudança de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que precisa do curso de primeiros socorros.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!