Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGNIDADE E MORADIA

‘Hoje choro de gratidão, conseguimos o que mais queríamos’, diz morador do Parque Aeroportuário ao viver o momento de regularização da terra em Macapá

O técnico em eletricidade Marcone Valente celebrou a doação da área da União ao Estado pelo presidente Lula na quinta-feira, 13.

Por Marcelle Corrêa
Colaboração: Weverton Façanha
14/02/2025 16h30
Marcone Valente e a família durante a cerimônia de transferência de terras urbanas e rurais da União ao Estado do Amapá

As famílias que moram na gleba Cumaú, também conhecida como Área J ou Parque Aeroportuário, na Zona Norte de Macapá, experienciaram a certeza de que agora passam a morar em uma terra regularizada, com segurança jurídica para viverem com tranquilidade. Após mais de 35 anos de espera, a área que pertencia à União foi doada para o Governo do Amapá pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, 13.

A formalidade da transferência da terra resolve o problema das famílias que viviam sob o receio de despejo. A cerimônia de celebração foi marcada por fortes emoções, como a do técnico em eletricidade Marcone Valente, que contou com lágrimas nos olhos sobre a satisfação de dar mais dignidade à família.

"Moro há seis anos no Parque Aeroportuário, sou trabalhador e chefe de família e hoje vou receber o título de posse da terra, dada pelo presidente Lula e também pelo governador Clécio Luís, que vai dar continuidade nos documentos de lotação de cada morador daqui do bairro. Temos muito que agradecer ao Lula, ao governador Clécio e ao senador Randolfe Rodrigues, pois eles deram dignidade para as nossas famílias. Hoje eu choro de gratidão! Conseguimos o que mais queríamos, que é a posse do nosso pedaço de chão e ficar em paz com a nossa família", celebrou Valente.

Maria das Graças Sousa feliz em viver o momento

Quem também esteve ansiosa durante o evento foi a agricultora Maria das Graças Sousa, de 65 anos. Ela, que mora no local há dois anos, conta que o sonho era ter a segurança de ter, de fato, o local para que ela pudesse usufruir com calmaria junto com a família, sem o medo de ter que deixar a moradia.

"A sensação é de tranquilidade por ter um lugar que é meu, da minha família. Eu estou tão feliz, graças a Deus por poder viver este momento", comentou a idosa.

Momento envolveu emoção e alegria das famílias que participaram da solenidade junto ao presidente Lula

Parque Aeroportuário

Com a oficialização do repasse das terras da União ao Estado, a região passa a não ter restrições para receber investimentos públicos e urbanização. A consolidação da área urbana já apresenta obras de urbanização e infraestrutura com cerca de 2,5 km de pavimentação asfáltica na principal via do bairro, a Avenida Papaléo Paes.

A área possui mais de 1,6 milhão de metros quadrados, já é ocupada há cerca de cinco anos e agora os moradores receberão o título definitivo dos terrenos de suas residências. Atualmente o Governo do Amapá realiza todo o trabalho de construção de infraestrutura com pavimentação, drenagem de vias e meio-fio.

O Parque Aeroportuário não estava na lista de 23 áreas que estavam sendo solicitadas pelo Governo do Amapá, mas foi requisitada em benefício das famílias que residem no local. A cerimônia oficial contou com ministros, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores de municípios do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!