‘Hoje temos nosso lote de terra e casa onde não chove’, celebra moradora do Parque Aeroportuário, em Macapá
Iranilde da Silva, de 42 anos, comemora entrega definitiva das terras da União para o Estado no bairro onde mora com os filhos.

A cerimônia de transferência definitiva das terras da União para o Estado do Amapá que aconteceu na quarta-feira, 13, contou com a presença da população, do governador Clécio Luís, do presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, do senador Randolfe Rodrigues e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A iniciativa foi celebrada por moradores do Parque Aeroportuário, em Macapá.
“É maravilhoso estar aqui e comemorar esse momento, pois antes eu morava em uma área de ressaca e quando chovia alagava tudo, era uma época muito triste. Quando vim pra cá queria dar uma vida melhor para os meus filhos, hoje temos nosso lote de terra e casa segura onde não chove, graças ao governador Clécio Luís e os senadores que lutaram por nós, não vamos mais sair daqui”, celebrou emocionada a moradora Iranilde Pereira da Silva, 42 anos, mãe da pequena Sara, de apenas 11 meses.

O momento representa um marco histórico para o Amapá que finalmente tem a posse definitiva de suas terras. A gleba “Cumaú”, antiga (área-J), faz parte da entrega que mudou a vida de muitos amapaenses, o local é onde residem mais de duas mil famílias, moradores que há mais de 10 anos lutavam por esta conquista.
As irmãs Adriane, Franciane e Maria Adriana Souza de Oliveira, dividem o sentimento de alegria com a realização de finalmente ter a casa própria e saudades pela ausência da mãe falecida há seis anos, que lutou muito pelos direitos da moradia.
“É muito emocionante viver esse momento pra gente que vem lutando aqui desde o começo de tudo. Nós somos irmãs e infelizmente hoje a nossa alegria só não está completa porque a nossa guerreira, a nossa mãe, não está aqui hoje para vivenciar esse momento com a gente, mas sei que ela está feliz por sua luta não ter sido em vão. Agradeço o governador, por tudo que ele vem fazendo pelas pessoas, pelas famílias dando dignidade, e o melhor, ele cuida da gente”, comemorou.

O Governo do Estado já iniciou o processo de urbanização no bairro com pavimentação asfáltica, o trabalho vem sendo realizado pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap). A posse definitiva possibilita a regularização fundiária e a entrega dos títulos para os moradores, além de promover a execução de políticas públicas para o bem-estar de todos.
A doação de posse das últimas seis áreas se soma a um total de 23 glebas do Amapá que anteriormente pertenciam à União. O momento, que soma 40 anos para a consolidação total da transferência, marca um grande avanço no processo de regularização fundiária, urbanização e desenvolvimento econômico sustentável do estado.

Foram entregues as glebas:
- Matapi, Curiaú, Vila-Nova
- Matapi I
- Rio Pedreira
- Aporema
- Tucunaré
- Uruguinha

“A gente concluiu a entrega das seis últimas glebas e o Amapá finalmente tem a posse das suas terras e vai poder trabalhar com a regulação fundiária no estado inteiro. A Amapá Terras vem trabalhando nas glebas que já tinham recebido, mas não englobavam todos os municípios, agora vai poder atingir Santana e Porto Grande, que esperam há muito tempo pela regularização fundiária”, enfatizou o presidente do Instituto de Terras do Amapá, Reneval Tupinambá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!