Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO

Governo do Amapá reúne mais de 340 professores de história da rede pública para sessão especial do filme ‘Ainda Estou Aqui’

Evento foi realizado em parceria com o senador Randolfe Rodrigues, buscando reforçar o ensino sobre a história brasileira e a democracia.

Por Joyce Batista
14/02/2025 16h15
Governo do Amapá promoveu sessão de filme para 342 professores de história de rede pública de ensino

Uma iniciativa do Governo do Amapá e do senador Randolfe Rodrigues reuniu 342 professores de história, servidores da educação estadual e a primeira-dama, Priscila Flores, para uma sessão especial do filme “Ainda Estou Aqui”. O evento, realizado em um cinema de Macapá nesta sexta-feira, 14, teve como objetivo fortalecer o ensino da história brasileira e fomentar o debate sobre democracia dentro de sala de aula.

A sessão faz parte da programação de início do ano letivo de 2025 e serviu como uma forma de valorizar os profissionais. O senador Randolfe Rodrigues também doou 600 unidades do livro homônimo que baseou o longa-metragem para o evento, além da distribuição nas escolas públicas amapaenses.

Evento fomentou o debate sobre democracia dentro de sala de aula

Todos os participantes tiveram direito a um combo de pipoca com refrigerante. De acordo com a secretária adjunta de Estado da Educação, Edilene Abreu, essa foi uma oportunidade para a formação continuada dos professores e para o fortalecimento da educação no estado.

"O filme vem trazer esse momento de entretenimento, mas também de discussão, de debate sobre a ditadura e a importância do não esquecimento do que aconteceu. É a reafirmação do aprendizado, da democracia brasileira, dos espaços democráticos, da cidadania e do direito a essa democracia", afirma a gestora.

Secretária adjunta da Educação, Edilene Abreu

Publicado em 2015 e de autoria de Marcelo Rubens Paiva, a obra trata sobre a resistência de brasileiros durante o período de ditadura militar.

"Tanto o livro quanto o filme contam a trajetória de uma família, mas também resgatam um período muito triste da nossa história, que nos faz lembrar e reafirmar o valor da democracia.  Nós temos uma geração inteira que não teve contato com isso. E, talvez, por não termos resolvido bem esse nosso triste passado, precisamos lembrar essas marcas para que ninguém se esqueça e para que nunca mais aconteça", frisou Rodrigues.

Senador Randolfe Rodrigues esteve presente no evento

O evento também contou com a participação de Chico Paiva, neto de Eunice e Rubens Paiva, vítimas da ditadura militar que foram retratados em livro e filme. Ele assistiu toda a sessão junto aos professores de história, autografou alguns exemplares doados e ainda conversou com o público participante.

"Para a nossa família, é uma grande honra ver o alcance que o filme está tendo. Estou muito feliz de estar aqui. Uma coisa que minha avó e que minha família sempre teve muito forte era de que a gente não deixasse que a nossa história fosse uma história só sobre a nossa família, mas sim uma história do país, e que ela pudesse ser transformada numa luta coletiva", contou Chico Paiva.

Chico Paiva, neto de vítimas da ditadura que foram retratadas em livro e filme

Sobre o filme

"Ainda Estou Aqui" é um longa-metragem dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, que está concorrendo ao Oscar em três categorias, incluindo a principal: Melhor Filme.

A trama acompanha a trajetória da família Paiva e é ambientada durante a ditadura militar no Brasil, mostrando como o momento impactou profundamente a vida de milhares de pessoas e trazendo um retrato da luta por justiça e direitos humanos no período.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação