Carnaval 2025: nação negra de Boêmios do Laguinho recebe Visita da Corte’ enaltecendo título de melhor samba de enredo do festival
No ritmo de ‘Elogio da Loucura’, agremiação recepcionou representantes da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) e do Governo do Estado.

Nem a forte chuva tirou o brilho da festa que a Associação Universidade do Samba Boêmios do Laguinho fez para receber a "Corte do Carnaval" e a comitiva da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap) e do Governo do Amapá, nesta sexta-feira,14. A recepção faz parte da programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025.
Em celebração ao título de melhor samba de enredo do festival com: “Elogio da Loucura", inspirado na obra do filósofo Erasmo de Roterdã, a agremiação carnavalesca do Grupo Especial apresentou alguns dos principais quesitos como, ala das baianas, casal de mestres salas e porta bandeiras, comissão de frente e passistas, um pouco do que vai ser feito no dia 1º de março, no Sambódromo de Macapá.

“Mesmo com a forte chuva, a comunidade não arredou o pé e não desistiu de nos receber com tanta festa, carinho e força. A chuva acabou sendo um combustível que só veio, na verdade, para abençoar. Isso demonstra o amor por essa cultura popular, por nossa história, o amor pelo nosso Amapá. Está aqui na 'Nação Negra', berço do samba onde tudo começou, sem dúvida nenhuma é muito comovente”, disse emocionada a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.
A festa para a comitiva aconteceu em frente a quadra da agremiação, que passa por obras de revitalização. A presidente, Daiana Ronieli Santos, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que recebeu do Governo do Estado e do senador Davi Alcolumbre, além de enaltecer a "Corte do Carnaval".

“Estamos muito felizes com a visita da corte com o Cidadão do Samba, Aureliano Neck e a Musa do Carnaval, Valéria Santos, aproveitamos também para comemorar, porque temos o melhor samba do carnaval amapaense deste ano, e isso já nos coloca a frente, mas a gente sabe que a luta para o título é muito árdua. A nossa estimativa é que até o dia 25 a escola esteja concluída para o desfile”, ressaltou a presidente.
Com 71 anos de fundação, a Boêmios do Laguinho é uma das mais tradicionais do carnaval do Amapá, se tornando ao longo do tempo um grande símbolo de resistência da cultura negra e popular no estado.
“É uma honra fazer parte da cultura amapaense, o empoderamento que as mulheres trouxeram para dentro da quadra, da avenida veio da força, da alegria e da empolgação do coração para fazer história. É com muito orgulho que represento nossa querida bateria Pororoca”, disse Nega Vânia, rainha da bateria que reina há 25 anos.

O evento contou também com a presença do secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa. A "Visita da Corte", que já passou pelas escolas Império do Povo, Império da Zona Norte, Piratas Estilizados, Emissários da Cegonha, Maracatu da Favela e Embaixada de Samba Cidade de Macapá, prossegue neste sábado e domingo,15, na Piratas das Batucada, Unidos do Buritizal e Solidariedade.
“É uma alegria e satisfação estar na quadra do Laguinho. Estamos construindo um grande carnaval, com as 10 escolas. Essa consciência de pertencimento à cultura carnavalesca que envolve a todos que fazem o espetáculo acontecer e com certeza vamos fazer o maior carnaval da Amazônia e concretizar esse sentimento”, disse o presidente da Liesap, Jocildo Lemos.

Sábado, 15
- Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada - CANCELADA
(nova data será remarcada) - Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal
Horário: 21h
Local: a definir
Domingo, 16
- Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade
Horário: 20h
Local: sede da agremiação
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Embaixada de Samba - 21h
Solidariedade - 22h35
Império da Zona Norte - 0h10
Piratas Estilizados - 1h45
Império do Povo - 3h20
Sábado, 1º de março
Emissários da Cegonha - 21h
Unidos do Buritizal - 22h35
Boêmios do Laguinho - 0h10
Maracatu da Favela - 1h45
Piratas da Batucada - 3h20
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!