Com apoio do Governo do Estado, ‘Carnacult’ agita o público na Beira-Rio, em Macapá
Programação, que reúne artistas amapaenses para celebrar a cultura e a música autoral do Amapá é uma alternativa aos carnavais de salão e micareta.

Com muita folia e animação do público, iniciou no sábado, 15, em frente à Casa do Artesão, na Beira-Rio, em Macapá, a 4ª edição do "Carnacult", evento cultural com apoio do Governo do Estado, que reúne artistas amapaenses para uma celebração vibrante da diversidade, riqueza cultural e música autoral do Amapá.
A programação iniciou com participação especial do "Banzeiro Brilho de Fogo" e na sequência a animação ficou por conta dos shows do Dj Flexa, Banda Negro de Nós, Grupo Senzalas, Brenda Melo, Ariel Moura e Jhimmy Feiches.

Consolidado no calendário carnavalesco do Governo do Estado, o carnaval da cultura acontece em dois finais de semana consecutivos como uma alternativa para o público além dos carnavais de salão e micaretas. O evento é uma oportunidade para os cantores regionais apresentarem seus shows com uma rica mistura da folia com a música regional, além de dança, artesanato e gastronomia.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, o apoio à programação é mais uma maneira do Governo do Amapá garantir o fortalecimento da cultura amapaense nas suas mais diversas formas.
“O Governo do Amapá tem investido fortemente, não só para valorizar, mas também, para garantir que todos tenham acesso à essa cultura local. Estamos com apoio a eventos de carnaval em todos os municípios e o Carnacult em Macapá, não poderia ficar de fora. Um evento importante que está na 4ª edição e traz essa irreverência com a música autoral do Amapá”, destacou.
Segundo o coordenador do projeto, o cantor e compositor Fineias Nelluty, a programação deste ano promete ser uma experiência memorável para todos os brincantes.
“O Carnacult é nossa identidade 'tucuju' sendo cada vez mais valorizada e conquistando o seu espaço. O primeiro dia foi sucesso total e no próximo sábado será melhor ainda. Por isso, convidamos todos aqueles que gostam de folia e cultura a prestigiarem o evento que está muito bonito, com músicas boas e muita diversão. Tudo foi preparado com muito capricho para animar o povo”, declarou o músico e compositor Fineias Nelluty.
Quem prestigiou o evento e aproveitou para cair na folia, na primeira noite do Carnacult aprovou a programação diversificada que misturou vários estilos musicais do Amapá.

“Eu sempre participo de todos os eventos culturais do Estado, são muito bons e não deixam nada a desejar. Não sou amapaense, mas curto muito as músicas dos cantores e compositores daqui. São dançantes e não deixam ninguém ficar parado. Me divirto muito com toda a programação que deixa todos muito satisfeitos e traz felicidade para vida dos participantes”, declarou a servidora pública Juliana Costa.
Movimento à economia
Além do destaque à música amapaense, o ‘Carnacult’ também movimenta a economia local, atraindo empreendedores e foliões de vários cantos da cidade, gerando emprego e renda. A artesã Patrícia Nobre aproveitou o movimento da programação para fazer a venda das peças artesanais de sua autoria.
“É muito bom poder participar dessa programação, que proporciona diversão para o público e ajuda a aumentar as nossas vendas. A gente ganha novos clientes, novos seguidores e isso fortalece cada vez mais o nosso trabalho. Só temos a celebrar” ressaltou a empreendedora Patrícia Nobre que trabalha com vendas de peças artesanais femininas.
A programação do Carnacult 2025 segue no próximo sábado, 22, em frente da Casa do Artesão, na Beira-Rio, orla de Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!