Governo do Amapá realiza 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo 2025
Objetivo do evento é fortalecer o setor turístico local, ampliando a visibilidade dos destinos amapaenses.
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O Governo do Amapá realizou, nesta segunda-feira, 17, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2025 e o programa “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você!”. O estado é o primeiro a receber a iniciativa, que busca sensibilizar, mobilizar e capacitar gestores municipais para inclusão e cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). O objetivo é fortalecer o setor turístico local, ampliando a visibilidade dos destinos amapaenses e impulsionando o desenvolvimento do turismo tanto no cenário nacional quanto internacional.
“Nós estamos iniciando as atividades do Fetur, que visa ter um diálogo permanente com as entidades e municípios. Hoje temos a presença de 11 municípios aqui dialogando conosco, e estamos com a presença do Ministério do Turismo, que vem incentivar, fortalecer, capacitar e qualificar os prestadores de serviços e também os atores que executam a política do turismo estadual”, destacou a secretária da Setur, Syntia Lamarão.
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Nos próximos dias, entre 19 e 21 de fevereiro, a equipe técnica do MTur seguirá para os municípios de Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari. A programação incluirá oficinas e orientações individuais para gestores municipais sobre o processo de cadastramento no sistema.
“A gente veio para somar e trazer mais informações sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro, uma vez que hoje ele está na Lei Geral do Turismo, e nós queremos ter uma aproximação com todos os investidores municipais, secretários do setor e até dos empresários que queiram entender a importância do sistema”, destacou a coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura.
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Outro destaque da reunião foi a apresentação do consultor da equipe Lab Turismo Consultoria, Lucas Diniz, que está atuando na atualização do Plano Estadual de Turismo e na elaboração do Plano de Marketing Turístico. O especialista iniciou um reconhecimento técnico dos destinos do estado, primeira etapa de um processo estruturado de análise que segue a metodologia do Mapa Estratégico para Gestão do Turismo (MapTur).
“Dentro do destino turístico, essa metodologia é muito inovadora para planejamento e gestão do turismo e aqui no Amapá a gente vem para implementar esse processo metodológico com o destino e todos os envolvidos. A gente acredita que o estado tem uma representatividade gigantesca, principalmente quando vinculado à natureza, a gente está falando da Amazônia, e há muito a ser divulgado por aqui”, ressaltou Diniz.
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