‘É gratificante entrar para Polícia Militar do Amapá’, diz aluno-soldado durante aula inaugural do Curso de Formação, em Macapá
Luiz Tiago, de 25 anos, é um dos 289 futuros policiais militares aptos a participar do curso que prepara para o ingresso oficial na corporação.

A emoção tomou conta dos 289 alunos-soldados e familiares, durante a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação de Soldado (CFS) da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), que aconteceu na segunda-feira, 17, em Macapá. Entre os alunos, Luiz Tiago, de 25 anos, falou da gratidão pela trajetória percorrida para ingressar na corporação e na formação, que terá seis meses de duração.
“É uma sensação muito gratificante estar começando a trajetória para entrar na Polícia Militar, sempre foi um sonho ser servidor. Tudo começou em 2022, e depois de todas as etapas, de tantas dificuldades, estar aqui é muito bom. Aproveito para agradecer minha mãe, tias e meu pai por todo apoio e dedicação”, contou Tiago, emocionado.

A mãe de Tiago, a socióloga Tania Maria Pires, de 42 anos, aproveitou a ocasião para desejar boas vibrações neste começo de curso.
“Tenho muita gratidão por ele estar começando a trajetória na PM/AP, estou feliz pelo progresso profissional e estou muito orgulhosa do meu filho. Digo para o Tiago, ficar confiante, que ele sempre estará acompanhado física e espiritualmente, ele sempre pode contar conosco”, ressaltou a socióloga.
Outra aluna-soldado foi a Beatriz Luiza, de 22 anos, que falou da emoção do momento e do apoio incondicional da mãe Marilda da Conceição e do irmão, Matheus Felipe.

“Estou muito emocionada, porque para mim e para minha família é um grande sonho que está se concretizando. A minha mãe está realizada, e a ajuda deles vai ser fundamental durante o curso de formação, eles são a minha retaguarda”, celebrou Luiza.
Na ocasião, aconteceu a solenidade comemorativa dos 81 anos da Polícia Militar do Amapá, com a palestra do governador Clécio Luís, apresentação da trajetória da instituição, além da entrega de comenda de policial padrão.

A instituição nasceu em 1944 na extinta Guarda Territorial pelo então governador do Território Federal do Amapá, Janary Nunes, e elevada à condição de polícia militar em novembro de 1975. Atualmente, conta com o efetivo de 3.219 policiais, sendo 963 mulheres, além dos 289 futuros policiais da turma em formação.

“Comemorar é também voltar ao passado, e relembrar toda a trajetória, das dificuldades enfrentadas desde 1944 até as conquistas e avanços dos dias atuais. Esta solenidade congregou muitas emoções e a história do crescimento da Polícia Militar. Para mim, nesses 24 anos de dedicação, é uma honra estar à frente da instituição, só tenho que agradecer a cada veterano, aos policiais militares na ativa, além de dar boas-vindas aos alunos-soldados que serão nosso futuro, por todo empenho e dedicação na construção dessa trajetória de sucesso”, finalizou o comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior.

Curso de Formação
Porta de entrada na PM, o CFS tem uma carga horária extensa de 1.058 horas, tendo duração de 6 meses, com 34 disciplinas realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento, além de contar com atividades práticas supervisionadas, como policiamento ostensivo, patrulhamento em viaturas e operações policiais de adaptação à selva.
As disciplinas do curso têm como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp): violência, crime e controle social; conhecimentos jurídicos; modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos; valorização profissional e saúde do trabalhador; comunicação, informação e tecnologias em segurança pública; cultura, cotidiano e prática reflexiva; e funções, técnicas e procedimentos em segurança pública.
Os alunos-soldados que concluírem o CFS com bom aproveitamento estarão aptos para ingressar na Polícia Militar do Amapá como soldados de 1ª classe.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!