Governo do Estado integra plenária sobre financiamento e fortalecimento da educação indígena no Amapá
O evento reuniu autoridades de diversos órgãos da esfera estadual e federal, além de representantes de oito povos indígenas.

O Governo do Amapá participa de uma plenária que aborda a educação indígena e suas especificidades, além de seu financiamento pela iniciativa federal Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O evento ocorre ao longo desta quarta-feira, 19, e reúne autoridades estaduais e federais, além de indígenas de oito povos na Universidade Federal do Amapá (Unifap).
A sessão conta com palestras, oficinas e escutas, com o objetivo de abordar os desafios e necessidades educacionais de cada um dos povos indígenas, que também serão capacitados sobre acesso ao PDDE, constituição de conselhos escolares e unidades executoras, gestão, entre outros temas que irão auxiliar na melhoria e fortalecimento da educação indígena no Amapá.

“É importante a gente estar reunido para dialogar junto com os representantes da área de educação dos povos indígenas, de ouvir e decidir junto para que daqui possa sair um bom resultado. Vamos colocar as nossas situações para que as autoridades fiquem cientes das nossas realidades, das nossas escolas e das nossas aldeias”, comentou Araimare Wajãpi Waiana, um dos representantes do povo Waiana.
A secretária adjunta Apoio à Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Edilene Abreu, destacou a importância da iniciativa como um espaço de formação conjunta. Ela ainda ressaltou os esforços que o Governo do Amapá vem realizando, como formação de professores indígenas, retorno de voos ao Parque do Tumucumaque, que estava paralisado desde 2018, além de cursos e outras ações.
“Temos respeito, carinho e compromisso enquanto Secretaria de Educação, de ter esse olhar aos povos indígenas porque temos uma dívida impagável enquanto sociedade. Nosso compromisso é atender as necessidades da nossa região”, pontuou a secretária.

O evento é uma realização conjunta entre Seed, Governo Federal, Unifap e Universidade Federal do Pará (UFPA). Também estiveram presentes representantes dos povos Kaxuyana, Tiriyó, Karipuna, Waiana, Wajãpi, Apalai, Galibi Marworno e Palikur.

“Esse encontro é de suma importância para a formação mesmo, para que a gente possa levar essa capacitação que estão tendo aqui para as escolas. O que a gente quer é que haja esse acesso à informação para alcançar as políticas públicas”, ressaltou a diretora de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (MEC), Rosilene Araújo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!