Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Amapá avança nas fundações de escola para atender estudantes de Anauerapucu, em Santana

Local vai beneficiar cerca de 300 alunos distribuídos nos turnos da manhã e tarde, sendo a população que reside no local e áreas próximas.

Por Cristiane Nascimento
Colaboração: Jhon Martins
22/02/2025 08h00
As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf)

Para seguir a reestruturação das unidades de ensino pelos 16 municípios, o Governo do Amapá iniciou a construção da Escola Estadual Francisco Oliveira Filho, na comunidade de Anauerapucu, em Santana. O lugar vai atender a população que reside no local e áreas próximas, com um ambiente educacional novo, moderno e em condições adequadas para a prática do ensino-aprendizagem.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) coordena as atividades, que na etapa atual, após quatro meses desde o começo da obra, estão concentradas nas fundações das áreas já definidas, preparação de bases em alvenaria de alta qualidade e resistência na implantação de estruturas de ferragem armada na extensão que recebe concreto. O projeto é executado com recursos no valor de R$ 2,9 milhões em investimentos, adquiridos de emenda parlamentar do deputado federal, Josenildo Abrantes, e contrapartida do Tesouro Estadual.

A nova escola vai atender a população que reside no local e em áreas próximas

Também já foi demolida e retirada toda a antiga estrutura, em madeira, comprometida pelo tempo e sem condições de reparos ou manutenções preventivas. No terreno foi realizado, previamente, serviço de sondagem do solo para garantir mais segurança na edificação em andamento.

“Como identificamos que o prédio era antigo e já estava bastante danificado, foi preciso elaborar um projeto para a construção de uma escola totalmente nova para os alunos e toda a comunidade escolar. Nós vamos entregar mais um local apropriado, atendendo a todos os critérios necessários para que o ensino seja desenvolvido com qualidade, assim como temos feito em todos os projetos educacionais que estamos executando pelo Amapá inteiro”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

A antiga estrutura da Escola Estadual Francisco Oliveira Filho, já não apresentava condições de atendimento

Os trabalhos contemplam a construção de um ambiente amplo e completo, com seis salas de aula, cozinha, laboratório de informática, biblioteca e espaços administrativos, como secretária, direção e coordenação. No local, também haverá depósito, refeitório, banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais e ainda, paisagismo e toda a comunicação visual.

O lugar vai receber uma estrutura moderna na cobertura, com telhado termoacústico que garante acabamento de qualidade, isolamento térmico e acústico, minimizando gastos com energia, climatização e controle de emissões sonoras, além de condições mais agradáveis de ensino-aprendizagem.

Durante a execução das atividades são gerados aproximadamente 20 empregos diretos que se dividem em diversas categorias como pedreiros, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, pintores, serralheiros, gesseiros, vigilante, ajudantes, mestre de obra, arquiteto, engenheiro, entre outras profissões.

Projeto é executado com recursos no valor de R$ 2,9 milhões em investimentos

Educação ininterrupta

Para viabilizar a continuidade do atendimento dos estudantes, o Governo do Amapá, fez a adequação de uma quadra poliesportiva da comunidade para que as aulas não fossem interrompidas durante o período das obras. A estrutura é modular com ambientes climatizados, forro em placas, iluminação em LED, rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária, portas em alumínio e janelas em vidro incolor.

No espaço provisório são seis salas de aula, banheiros, sala de coordenação, de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos professores, além de direção, secretaria escolar, copa e refeitório para atender cerca de 300 alunos distribuídos nos turnos da manhã e tarde. O lugar atende a comunidade de Anauerapucu e comunidades vizinhas.

Durante as obras, alunos estão sendo atendidos em um espaço provisório

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!