Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E SAÚDE

Em parceria, projeto 'Música na Comunidade' e Samu realizam palestra sobre saúde para jovens do Habitacional Macapaba

Alunos receberam conhecimentos sobre a importância do autocuidado e comportamento em sociedade.

Por Marcelle Corrêa
21/02/2025 17h00
Jovens alunos do ″Música na Comunidade″ e o palestrante do Samu, Robson Xavier

Como parte das políticas do Governo do Amapá em aproximar a comunidade aos orgãos essenciais de segurança e socorro, os alunos do projeto "Música na Comunidade", do pólo Macapaba, receberam conhecimentos sobre saúde por uma palestra ofertada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que no dia 17 de fevereiro inaugurou uma nova base no habitacional, localizado na Zona Norte da capital.

O "Música na Comunidade" leva às crianças e adolescentes dos conjuntos habitacionais da capital, o acesso ao aprendizado das técnicas dos instrumentos de sopro, como a flauta doce e o saxofone, além de noções básicas de cidadania, que torna a iniciativa um mecanismo de prevenção à criminalidade.

O enfermeiro Robson Xavier, do Samu foi o responsável de interagir com a garotada que se mostrou bastante entusiasmada com os assuntos abordados pelo profissional da saúde.

Alunos participaram da palestra com entusiasmo e curiosidade

"Iniciamos o trabalho na base nova no Macapaba e aproveitamos a oportunidade de interagir com esses jovens prestando informações. Eu, como enfermeiro e professor, estou lisonjeado de vir aqui para dar orientações em saúde para esses alunos do Música na Comunidade. Falamos sobre a estrutura e como absorver melhor o conhecimento, edificar a personalidade, o caráter de maneira sadia, positiva e sobre o crescimento individual e coletivo. O dia que a comunidade precisar, estamos dispostos a colaborar no processo de aprendizagem desses alunos excelentes e participativos", descreveu Robson.

O Marlison Lima, que está no projeto há um ano, conta que vai aproveitar os ensinamentos para pôr em prática na vida em sociedade, na música e nos estudos.

"A saúde é um dos principais quesitos para termos conhecimentos e concentração para aprender sobre os instrumentos e também sobre os livros, e essa aula dada pelo Samu é gratificante para nós do projeto", disse o aluno.

Agilidade em atender

A nova base do Samu no Habitacional Macapaba, está instalada dentro do quartel do Corpo de Bombeiros e beneficiará mais de 35 mil moradores do residencial e comunidades vizinhas, reforçando o compromisso com a saúde e a segurança pública da região.

A base contará com uma ambulância de suporte avançado, equipada com recursos de alta tecnologia e uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. A instalação do serviço visa descentralizar o atendimento, garantindo maior agilidade e eficiência no socorro a casos graves, como traumas, infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Alunos do projeto "Música na Comunidade"

Música na Comunidade

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança Comunitária da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem o objetivo de promover a cidadania e a integração com a comunidade através da música. As atividades iniciaram em 2022, no habitacional Macapaba, e atualmente também atende jovens do Residencial Miracema, ambos na Zona Norte.

“Precisamos nos comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos”, disse o major Marivaldo Palheta, coordenador do Música na Comunidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!