'Fui internada, e no dia seguinte fiz a cirurgia', comemora paciente do Programa Zera Fila do Governo do Amapá
Agricultora Rosa Pereira, de 63 anos, é uma das pessoas que passaram por cirurgia para lesão no ombro, procedimento inédito no estado.

A dor é uma sensação difícil de lidar, mas sofrer com ela todos os dias ao ponto de não conseguir fazer tarefas simples como vestir uma roupa ou pentear o cabelo, é ainda pior. Essa era a realidade da agricultora Rosa Pereira, de 63 anos, que tinha dores intensas. Ela realizou uma cirurgia no ombro direito pelo Programa Zera Fila, do Governo do Amapá, e comemora a chance de voltar a ter uma vida normal.
Rosa é da Vila de Santa Maria, no Igarapé do Lago, no município de Santana, e chegou a fazer seis viagens para Macapá em busca de informações que a ajudassem. Depois de exames de raio x e ressonância magnética, ela finalmente recebeu o diagnóstico: precisava passar pela cirurgia de videoartroscopia sutura do manguito rotador.
A agricultura buscou o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) quando soube que o procedimento era realizado gratuitamente pelo Governo do Amapá, sem necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A cirurgia passou a ser oferecida no estado em dezembro de 2024.
“A assistente social foi um anjo, me ajudou bastante, todos aqui sempre preocupados como eu estava, um atendimento 100%. Graças a Deus fui bem acolhida. Fui internada na segunda-feira à noite [dia 17], para passar pela cirurgia no dia seguinte, terça-feira [18]. Foi tudo bem tranquilo, fiquei um pouquinho nervosa, mas me sinto feliz porque essa cirurgia é muito cara, eu não tinha condições. Estou agradecida pelo tratamento por toda a equipe", comemorou a paciente.

O procedimento cirúrgico consiste em corrigir o rompimento do manguito rotador, estrutura do ombro que provoca nível de dor intensa quando lesionada. Ela é indicada em casos mais graves, quando fisioterapia e medicamentos não melhoram o quadro clínico.
“Meu dia a dia era muito difícil antes da cirurgia. Sentia tantas dores, que chegava a desmaiar. Meu filho que me levantava e me ajudava nas tarefas do dia a dia e me levando nas farmácias para tomar injeção porque a dor era extrema", lembra a paciente.
Programa Zera Fila
Rosa Pereira é um dos milhares de pacientes atendidos pelo Zera Fila, iniciativa do Governo do Amapá que otimiza e busca diminuir o número de pacientes que aguardam por algum procedimento cirúrgico. Atualmente a iniciativa é executada com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).

Rosilete Dias, enfermeira que dá apoio técnico na direção do Hcal, faz o levantamento dos pacientes que estão na fila de cirurgia, buscando estratégias para conseguir reduzir ao máximo a espera dos pacientes que aguardam muitos anos na fila. Ela explica como ocorre esse trabalho de redução do tempo de espera.
“Tínhamos paciente desde 2022 na fila aguardando por cirurgia. É muito difícil para as famílias se deslocarem para outros estados, um dos motivos envolve questões financeiras. Hoje conseguimos trazer profissionais capacitados para fazer esses procedimentos aqui”, explicou a enfermeira.
Além de profissionais capacitados, o Governo do Amapá garantiu a entrega de órteses, próteses e materiais especiais necessários para a terapia e reabilitação. Tudo isso para que os procedimentos cirúrgicos possam ser realizados no Hcal, e os pacientes não precisem sair do estado.
O programa Zera Fila foi ampliado para atender demandas acumuladas em diversas especialidades, incluindo ortopedia, traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, oncologia, cirurgia torácica, plástica, endoscópica, bucomaxilofacial e emergencial.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!