Governo do Amapá promove 2º Encontro Anual dos Setoriais de Planejamento do Poder Executivo Estadual
Evento reuniu servidores de diversas secretarias e destacou a importância da capacitação, organização e eficiência no setor público.

O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 21, o 2º Encontro Anual dos Setoriais de Planejamento do Poder Executivo Estadual, áreas consideradas essenciais para a elaboração e monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do estado. O evento, no auditório do Sebrae, em Macapá, reuniu servidores de todas as secretarias e órgãos de governo.
A iniciativa, coordenada pela Secretária de Estado do Planejamento (Seplan), insere-se em uma política de alto rendimento na gestão pública e busca estimular boas práticas organizacionais, garantindo a eficiência e eficácia dos serviços prestados à sociedade, como ações governamentais, projetos e programas planejados.

O governador em exercício do Amapá, Adão Carvalho, desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), compartilhou a experiência do Poder Judiciário na implementação de uma cultura de metas, destacando que essa prática também pode ser aplicada no Executivo Estadual.

"Nós temos essa experiência no Judiciário e incentivamos que todos se engajem e busquem aprimoramento no trabalho. Fazer cursos, capacitações e reciclagens é essencial para alcançar a excelência, pois isso exige um trabalho em equipe e resulta em um serviço mais qualificado à população”, destacou Carvalho.
O momento contou com a palestra “Alta Performance na Administração Pública’, ministrado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Lucas Abrahao, que ressaltou a importância de uma estrutura organizacional e hierárquica bem definida na gestão pública, proporcionando um fluxo eficiente de trabalho em equipe e comando dentro das secretarias.

“É criar um ambiente onde existam coordenadorias fortes, com uma cadeia de comando, que não é para você dar ordem apenas, pois historicamente está comprovado que centralizar as atividades não dá certo, quanto mais na gestão pública. Ninguém vai conseguir resolver tudo sozinho. O caminho é dividir as atribuições e cobrar. É comando, mas também é controle”, destacou o secretário.
Em parceria com a Escola de Saberes Públicos e a Controladoria Geral do Estado (CGE), foi lançado o programa para a implantação do Selo de Excelência nas secretarias e demais órgãos do governo. A certificação será concedida nos níveis diamante, ouro e prata, com base em 10 critérios estabelecidos. A avaliação ficará a cargo da Seplan, que será a única pasta que não participa do processo de premiação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!