‘Que essa escola cumpra seu papel de construir o futuro do Amapá’, declara governador Clécio Luís ao entregar a 19ª unidade de ensino da gestão
Escola Estadual São Francisco de Assis foi reinaugurada pelo Governo do Estado na área rural de Porto Grande neste domingo, 23.

Ao entregar a reforma completa da Escola Estadual São Francisco de Assis, na área rural do município de Porto Grande, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a importância da 19ª unidade escolar entregue pela gestão em dois anos e um mês para o desenvolvimento da região. A reinauguração do prédio, localizado na Colônia Agrícola do Matapi, aconteceu neste domingo, 23.

“É uma entrega muito maior do que um prédio. É um portal para o futuro, com uma estrutura em condições muito melhores. Temos ainda quase 40 escolas com obras avançadas pelo Amapá inteiro, fora outras que já conseguimos recursos e as que estão com projetos aprovados. Que essa escola cumpra seu papel de construir o futuro do Amapá. Porto Grande é um dos municípios mais promissores, pela sua localização, pela saúde pública por meio do Hospital Regional, e pela educação, ciência e tecnologia”, comentou o governador.
Essa é mais uma escola da rede estadual de ensino que o Governo do Amapá reformou e devolveu à comunidade escolar, sendo a segunda no município de Porto Grande. Os investimentos, que integram Plano de Governo da gestão, visam oferecer melhor infraestrutura e qualidade na educação pública amapaense. Na entrega, o governador garantiu a construção de quadra coberta, manutenção do ramal de acesso à escola e outros na região.
Ver essa foto no Instagram

“O interior da escola está bem melhor, os quadros não eram brancos e agora são muito melhor pra ver o que está escrito. Gosto muito de morar aqui e que bom poder voltar a estudar num lugar melhor”, comentou Henry Magalhães, de 12 anos, aluno do 7º ano.
A unidade de ensino recebeu reforma completa da cozinha, rede elétrica e substituição de pilares, além de serviços como troca total de telhado e forro, pintura e aplicação de resina no piso, e reparos em portas e janelas.

A escola recebeu o investimento de mais de R$ 528 mil do Tesouro Estadual para melhor atender a comunidade da região. O valor financiou ainda novas mesas e cadeiras para alunos e professores, mobília para o refeitório, ventiladores e quadros para salas de aula.

“A escola tá linda e Porto Grande está de portas abertas para as ações de Governo pela melhoria do nosso município. A reforma dessa escola era um sonho de quem mora e trabalha na agricultura aqui da região”, agradeceu o prefeito de Porto Grande, Elielson Moraes.
Estrutura nova
A escola São Francisco de Assis possui 50 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, moradores das linhas C, B, e dos ramais Piaçacá e da Globo.
A estrutura abrange 5 salas de aula, 2 salas administrativas, sala dos professores, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um ambiente de aprendizagem, e ainda uma sala híbrida destinada à biblioteca, música e leitura. A comunidade escolar também conta com cozinha, refeitório e três banheiros, sendo um para pessoas com necessidades especiais (PNEs).
Este ano completa-se 20 anos que a unidade faz parte da rede estadual de ensino. A escola foi criada quase 70 anos atrás, pelo morador Paulino Ferreira Gomes, do outro lado do ramal, atrás de uma igreja, onde funcionava com apenas uma sala. Há 43 anos a escola passou a atender no endereço atual e, de estrutura de madeira, passou a ser de alvenaria em 2004. A reforma entregue este ano proporcionou uma estrutura mais adequada e segura aos estudantes e profissionais da unidade de ensino.
Confira outras fotos:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!