Governo do Amapá realiza cadastro de famílias para recebimento de kits de alimentos e envia 120 mil litros de água potável para o Bailique
Equipes de assistentes sociais, da Caesa e militares do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual desenvolvem atividades para combater salinização e estiagem dos rios.

O Governo do Amapá está desde sábado, 22, com equipes de assistentes sociais e militares do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), no Arquipélago do Bailique, realizando cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social para entrega futura de kits de alimentos, além da distribuição de 120 mil litros de água potável que já está acontecendo.
A iniciativa, em relação ao cadastro, é voltada para a entrega de cerca de 2 mil cestas básicas. O levantamento cadastral para entrega deve encerrar em 27 de fevereiro, e os kits devem ser entregues na primeira quinzena de março.
“Estamos na região desde o final de semana realizando o trabalho de cadastramento feito pelos técnicos da secretaria. Sobre os kits, eles serão entregues em março, e são destinados às famílias da região Sul do arquipélago, que abrange cerca de 46 comunidades”, informou o secretário de Estado da Assistência de Social, Hugo Paranhos.

As equipes do Estado montaram um planejamento para atender as famílias e realizar um levantamento eficiente. Desde sábado foi montado um ponto fixo na Vila Progresso; além dos cadastros volantes nas comunidades, onde as equipes vão até os moradores. Até a segunda-feira, 24, as localidades de Vila Macedônia, Franco Grande, Freguesia, São Benedito e Ponta da Esperança foram atendidas.
Em relação à distribuição de água potável, este é o nono envio do produto para atender as comunidades da região desde o ano passado. Ao todo, já foram enviados mais de 1 milhão de litros do recurso para o Bailique.
A missão no arquipélago envolve 10 militares do Corpo de Bombeiros e 15 da Caesa, além de 10 assistentes sociais.

Estiagem e salinização dos rios
O envio de kits de alimentos e distribuição de água potável trata-se de uma ação humanitária contínua, que busca amenizar as consequências sociais e econômicas da estiagem e salinização das águas dos rios, que atingiu a localidade em 2024. Somente no ano passado, o Governo do Amapá entregou cerca de 3 mil kits de alimentos, atendendo mais de 10 mil pessoas em diversas comunidades ribeirinhas da região.
Os recursos para a ação são provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que repassou, ainda em 2024, mais de R$ 7,3 milhões para o Amapá com o intuito de promover atividades em resposta às problemáticas naturais.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!