Banco de Leite Humano do Amapá reforça novo contato para atendimento à domicílio de doadoras voluntárias
Mulheres com boa produção de leite materno podem doar sem sair de casa acionando a equipe pelo número (96) 98416-4400.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) segue com a campanha solidária para incentivar as lactantes a doarem ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. Para facilitar a ação, está disponível um novo canal de atendimento pelo número (96) 98416-4400, por onde as mães podem acionar a equipe de saúde para serviço à domicílio.
Mulheres com boa produção de leite materno podem doar sem sair de casa. Elas recebem orientação e um kit de equipamentos necessários para a coleta domiciliar, que inclui pote de vidro, touca e máscaras. As equipes ensinam como fazer a extração manual, como congelar e guardar o leite, e em seguida, o próprio Banco de Leite vai buscar.
Com o estoque crítico, o BLH reforça a necessidade do alimento que é essencial para salvar recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da maternidade. Dos 24 leitos, 16 estão ocupados por bebês que precisam do leite humano, que ajuda na recuperação e no desenvolvimento da criança.

Para que seja possível atender todos os bebês com até 25 ml de dieta indicada pelos pediatras, é necessário que o banco forneça cerca de 900 ml por dia, o que não é possível com a atual arrecadação. Hoje, o hospital recebe 400 ml para 8 dietas, o que representa uma semana de alimentação de até 15 ml por bebê.
Em 2024, foram coletados apenas 444 litros de leite humano, que contou com a doação de 719 mulheres na região metropolitana de Macapá. A coordenadora do Banco de Leite Humano do Amapá, Fadianne Soares, destaca que todas as mulheres lactantes estão aptas a doar.
“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação, a partir daí, é realizado um cadastro e fornecido todo o material necessário para a realização do procedimento”, detalhou a coordenadora.
Serviço
O Banco de Leite Humano está localizado em frente ao Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Avenida FAB, nº 1070, edifício Office Center, no Centro de Macapá. Para acionar o atendimento à domicílio, basta ligar ou enviar mensagem para o número (96) 98416-4400.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!