Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E FOLIA

UPA Zona Norte reforça atendimentos de urgência e emergência para o carnaval 2025, em Macapá

Entre os protocolos especializados estão o de atendimento à vítimas de violência sexual, pacientes com AVC e acidentes de trânsito.

Por Roberta Corrêa
25/02/2025 15h17

Colaboração: Regiane Souza/UPA Zona Norte

UPA da Zona Norte conta com uma estrutura que absorve emergências graves com salas vermelha e de trauma

O Governo do Estado reforçou os serviços de saúde para todas as programações do Carnaval 2025, um deles é a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) Florência Souza, localizada na Zona Norte de Macapá. As equipes multiprofissional e médica foram intensificadas para atender as demandas habituais de urgência e emergência, e as ocorrências características do período de folia.

Mary Ellen Moura, diretora da UPA Florência Souza, na Zona Norte de Macapá

"Somos uma unidade 24h, acostumados com o fluxo intenso, mas nos preparamos ainda mais para receber aqueles casos típicos da época carnavalesca. Ressaltamos o cuidado que o cidadão deve ter para ter uma diversão saudável, mas caso precise de atendimento nossos profissionais, equipamentos e estrutura estão de prontidão", destacou Mary Moura, diretora da UPA Zona Norte.

Um dos protocolos especializados é o de atendimento à vítimas de violência sexual, assegurando que o tratamento seja iniciado dentro do prazo adequado de até 72 horas. O serviço integra a Rede Atendimento à Mulher (RAM), que reúne cerca de 32 órgãos a fim de garantir acolhimento às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica, de gênero e familiar.

De acordo com o diretor clínico da UPA Zona Norte, médico Cláudio Cambraia, esse período aumenta os casos de acidente de trânsito, especialmente envolvendo condutores de motocicletas. Outro tipo de atendimento comum é de pessoas que chegam precisando de hidratação, devido à ingestão de bebida alcoólica excessiva.

Cláudio Cambraia, médico e diretor clínico da UPA Zona Norte

"Percebemos um fluxo maior de pacientes no dia do desfile do bloco A banda, onde costumam aparecer casos ao longo da noite, de ferimentos por arma branca ou acidentes automobilísticos, mas em geral são escoriações ou pequenas suturas", explicou o médico.

Na UPA da Zona Norte conta com uma estrutura que absorve atendimentos de emergências graves com salas vermelha e de trauma.

O paciente conta ainda com laboratório e aparelhos para exames de raio X e eletrocardiograma (ECG) que estão alinhados com o programa de boas práticas dos hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e Instituto Nacional do Câncer (Inca), garantindo laudos em até 10 minutos.

Entre os exames disponíveis na UPA Zona Norte, estão o de raio X

A UPA também integra a rede de assistência a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) por meio do Projeto Angel, permitindo atendimento dentro da chamada "Hora de Ouro", em até 4 horas após a entrada, reduzindo riscos de sequelas.  

“Esse fortalecimento mostra como estamos preparados, já é nossa missão cumprir os procedimentos de urgência, já temos base do Samu na Zona Norte, reafirmando a garantia de atendimento de qualidade e suporte eficiente durante o carnaval”, pontuou a diretora.

Equipes multiprofissional e médica foram intensificadas para atender as demandas habituais e as ocorrências do carnaval
UPA 24h Florência Souza, na Zona Norte de Macapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde