Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS

Com atualização do Plano de Vida como tema, Governo do Amapá participa da 1ª reunião do Conselho de Caciques dos Povo Indígenas de Oiapoque

Encontro buscou esclarecer, de forma coletiva, políticas públicas voltadas aos povos em vista às atuais tecnologias.

Por Bianck Bastos
26/02/2025 16h00
Encontro iniciou o processo de atualização do Plano de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas e o Plano de Vida

Em Oiapoque, o Governo do Amapá acompanhou a 1ª reunião do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas da região, com a finalidade de iniciar o processo de atualização do Plano de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PGTA) e o Plano de Vida.

A assembleia democrática foi realizada no Centro de Formação Domingos Santa Rosa, na terra indígena Uaçá, de 17 a 20 de fevereiro, e abordou políticas públicas voltadas aos povos Karipuna, Galibi Kali'na, Galibi Marworno e Palikur, com propostas de discussões que evidenciam direitos constitucionais, em vista às atuais realidades e necessidades tecnológicas.

Secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque

"O Plano de Vida deles foi criado em 2009, de lá para cá muita coisa se passou. Antes, a demanda nas aldeias era ter radiofonias e orelhões, mas hoje em dia o meio de comunicação é a internet. Então, há necessidade de ter uma atualização para ver o que já foi avançado e o que ainda há de avançar, seja nas pautas de saúde, educação, território, cultura e meio ambiente. Nosso intuito é dialogar, ouvir novas demandas, acompanhar e entender de que forma o governo pode estar contribuindo através das políticas públicas, principalmente na questão territorial”, explicou a secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque.

A assembleia democrática foi realizada de 17 a 20 de fevereiro, em Oiapoque

Durante a assembleia, também foi discutido sobre as mudanças climáticas e seus impactos, usando como exemplo as pragas que atingiram as roças, prejudicando a maior parte das plantações de mandioca, que resultou num quadro de insegurança alimentar na região, que passou a ter suporte contínuo pelo Governo do Estado.

Em virtude disso, as lideranças mostraram-se preocupadas com a proteção do território e destacaram a importância de todas as Terras Indígenas da região contarem com ambos os planos atualizados, tanto o territorial quanto o de vida.

Participaram do encontro o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agentes Ambientais Indígenas (Agamin), Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque (Semed) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Encontro ocorreu em Oiapoque de 17 a 20 de fevereiro

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!