'As pessoas precisam ter empatia e doar sangue', diz professora em ação do Hemoap nas ruas de Macapá
Angélica Silva recebeu orientações na blitz educativa de carnaval do hemocentro, que busca novos voluntários para abastecer o estoque de sangue.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) intensificou a campanha solidária do período de carnaval para incentivar a adesão de novos doadores de sangue. Na última terça-feira, 26, motoristas que passavam pela Rua Leopoldo Machado, esquina com a Avenida Feliciano Coelho, entraram no clima da folia para receber orientações de como se tornar um voluntário.

A intervenção contou com a participação da bateria da Escola de Samba Unidos do Buritizal. A professora Angélica Silva passou pela programação e aprovou a iniciativa, que incentiva as pessoas a praticarem a boa ação.
"As pessoas precisam ter empatia e doar sangue. Muito importante doar porque está salvando vidas, e vidas são importantes. Não só para ajudar parentes, doar envolve todo mundo. As pessoas têm que doar sangue e comparecer no hemocentro. Sempre incentivo as pessoas a doarem", ressaltou Angélica.

A vendedora Elizabeth Pereira também acredita na importância do gesto solidário de doar sangue como enfatiza. “Eu acho a campanha maravilhosa", disse ao receber as orientações da equipe do Hemoap.
José Ricardo trabalha na construção civil e passou de carro durante a blitz. Ele aproveitou para receber informações, pois ainda não é doador de sangue. Depois de entender como o gesto pode ajudar tantas vidas, o motorista garante que vai ser um voluntário.
“Quero aprimorar a ideia de me tornar um doador de sangue. Achei a campanha muito bacana, principalmente na rua, perto das pessoas. Ocorrendo mais vezes, vai incentivar ainda mais a população a ajudar, tenho certeza", destacou Ricardo.

Outro motorista que apreciou o samba e a iniciativa foi o motorista, José Benedito, que deixou um recado para quem ainda não doou sangue: "Essa blitz educativa é importante para chamar atenção dos doadores. Faça como eu, seja doador e ajude a salvar vidas".
O Hemoap abrirá durante o feriado de carnaval, na segunda-feira,3, e na terça-feira 4.A estratégia é convocar doadores que não podem comparecer durante a semana para doar. A tipagem de sangue mais documentada no Amapá é O-, além de ser a mais comum de ter registros. Todo ano a Ueap conta com 15 mil doadores fixos.
Serviço
O Hemoap fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h. Informações pelo contato (96) 98414-1779.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!