Governo do Amapá inicia aulas da Central do Enem em 12 escolas-polos de Macapá e Santana
Em 2025, o programa busca atender mais de 2 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e egressos das escolas públicas.

O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 26, as aulas da Central do Enem para alunos do 3º ano do ensino médio e egressos de escolas públicas (que concluíram a educação básica em 2024), com o objetivo de auxiliar no estudo e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Neste ano, o programa irá funcionar em 12 escolas-polos de Macapá e Santana, para mais de 2 mil alunos. Além disso, haverá “aulões” em unidades de ensino dos demais municípios e as tradicionais revisões gerais no Estádio Zerão, na capital, em datas próximas à realização do exame.

Segundo uma das coordenadoras da Central do Enem, Maria Cláudia Peixoto, essa ampliação para os demais municípios tem o objetivo de alcançar o maior número de estudantes possível, ajudando a aumentar as chances de melhores notas nas provas que serão aplicadas ao final do ano.
“O objetivo da Central é ir até o aluno para facilitar esse acesso, porque muitos não têm a possibilidade de pagar cursinhos preparatórios. Então, o nosso projeto funciona como uma ajuda para ensino regular, como um ponto de apoio não só para a preparação do aluno, mas também para o profissional”, explica Maria Cláudia.

As aulas acontecerão às quartas, quintas e sábados, e serão ministradas por professores de diversas disciplinas, com conteúdos elaborados especificamente para atender as demandas exigidas pelo Enem. Um dos profissionais que integram o programa é o professor de sociologia Léo Silva, também conhecido como “tiozão do Enem”, que destaca a iniciativa como uma ferramenta transformadora de futuros.
“É indescritível, eu sempre falo que a Central do Enem é o projeto educacional mais importante e impactante que eu já tive a oportunidade de fazer parte. A educação tem esse poder de transformar realidades, vidas, destinos e pessoas. Então, a gente tem essa possibilidade e o projeto é realmente maravilhoso em todos os aspectos”, diz Silva.

Inscrições
As escolas-polos ainda dispõem de algumas vagas para a Central do Enem. Os interessados devem ir até uma delas com documento de identidade e dados dos pais ou responsáveis, como RG, CPF e comprovante de endereço.
Lista de escolas polo da Central do Enem 2025:
- E.E. Antônio Cordeiro Pontes
Endereço: Av. Fab, nº 264, bairro Central, em Macapá; - E.E. Raimunda Virgolino
Endereço: Vila Das - R. Jardim dos Oliveiras, nº 837, bairro Pedrinhas, em Macapá; - E.E. Gabriel Almeida Café
Endereço: Av. Fab, nº 91, bairro Central, em Macapá; - E.E. Esther Virgolino (ETI)
Endereço: R. Floriano Waldeck, nº 418, bairro São Lázaro, em Macapá; - E.E. Antônio Messias
Endereço: Av. Dom José Maritano, nº 622, bairro Zerão, em Macapá; - E.E. Cecília Pinto
Endereço: R. Prof. Tostes, nº 122, bairro Muca, em Macapá; - E.E. Lima Neto
Endereço: Av. Francisco Felipe de Miranda (Lot. Parque dos Buritis), nº 2336, em Macapá; - E.E. Maria Neusa Carmo de Souza
Endereço: R. Milton de Sousa Corrêa, nº 482, bairro Jardim Felicidade, em Macapá; - E.E. Lucimar Amoras
Endereço: Av. Profa. Cora de Carvalho, nº 2849, bairro Santa Rita, em Macapá; - E.E. Maria Ivone
Endereço: R. Antônio Pelais de Souza, nº 320, bairro Perpétuo Socorro, em Macapá; - E.E. Nilton Balieiro
Endereço: R. Décima Sétima, nº 809, bairro Marabaixo, em Macapá; - E.E. Afonso Arinos
Endereço: Av. Amapá, nº 825, bairro Comercial, em Santana.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!