Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA E RECONHECIMENTO

‘Resultado do trabalho de professores, militares e alunos', diz diretor de escola da rede estadual do Amapá sobre superação na média nacional do Ideb

Para o major Leandro Cruz, diretor da Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana, a conquista é fruto de um trabalho coletivo da gestão compartilhada do Governo do Amapá.

Por Breno Pantoja
06/03/2025 17h00
Diretor major Leandro Cruz (azul) recebeu certificado da Secretaria de Educação, como homenagem ao bom desempenho no Ideb 2023
Diretor major Leandro Cruz (azul) recebeu certificado da Secretaria de Educação, como homenagem ao bom desempenho no Ideb 2023
Foto: Luan Macêdo/Seed

O Governo do Amapá realizou o encontro de "Planejamento de Metas e Ações para Aprendizagem e Trajetória Escolar", que reuniu gestores das escolas estaduais sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para alinhar estratégias educacionais para 2025 que melhorem o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, além de fortalecer a gestão escolar e reconhecer as boas práticas na rede pública.

Na cerimônia, realizada em 25 de fevereiro, houve certificação Honrosa e a entrega de agenda às unidades educacionais que alcançaram os melhores desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre elas, a Escola Estadual Afonso Arinos de Melo Franco, de Santana, que alcançou o melhor desempenho no Ideb 2023 entre as escolas do ensino médio do Amapá.

A unidade, que adota um modelo de gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Polícia Militar do Amapá (PM), também se destacou nos anos finais do ensino fundamental, ocupando a terceira posição. Para o diretor da escola, major Leandro Cruz, o resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve professores, equipe pedagógica, militares e, principalmente, os alunos e suas famílias.

Diretor da escola Afonso Arinos, major Leandro Cruz
Diretor da escola Afonso Arinos, major Leandro Cruz
Foto: Luan Macêdo/Seed

"A certificação é muito importante para a escola, porque mostra o resultado de um trabalho de uma equipe formada pelos nossos professores, pela equipe técnica, pelos nossos militares, alunos, toda a equipe", afirmou o diretor, que destacou a conquista como uma série de estratégias adotadas ao longo dos anos para elevar o desempenho dos estudantes.

Entre as ações desenvolvidas para melhorar a aprendizagem e, consequentemente, os resultados no Ideb, estão os simulados frequentes, o fortalecimento de disciplinas-chave como matemática e língua portuguesa, e a criação de eletivas voltadas para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

"Nós realizamos muitos simulados com os alunos. Tivemos uma disciplina diferenciada, que foi o laboratório de matemática, onde os alunos tinham aulas extras focadas no Ideb e no Enem, tanto no 9º ano quanto na terceira série do ensino médio. Além disso, criamos a disciplina 'Estudo do Saeb', que reforça a produção e interpretação de textos", explicou o major Leandro Cruz.

A homenagem aconteceu em fevereiro, em Macapá, durante encontro de gestores da educação do Amapá
A homenagem aconteceu em fevereiro, em Macapá, durante encontro de gestores da educação do Amapá
Foto: Luan Macêdo/Seed

A estratégia foi planejada pela equipe pedagógica da escola e incluiu aulas aos sábados, quando necessário. Segundo o diretor, a participação ativa dos professores e coordenadores foi essencial para o avanço nas notas.

"Em 2017, nosso Ideb foi zero. Já em 2019, conseguimos alcançar 4.2. Em 2021, veio a pandemia e, agora, em 2023, subimos novamente para 5.2 no ensino fundamental e, pela primeira vez no ensino médio, atingimos a marca de 5.0", destacou o diretor.

Afonso Arinos acima da média

A escola apresentou um desempenho no Ideb 2023 tanto no Ensino Médio (5,0) quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental (5,2) superior às médias do Amapá (3,8 e 4,3, respectivamente) e do Brasil (4,3 e 5,0).

Escola localizada em Santana superou à média estadual e Nacional do Ideb
Escola localizada em Santana superou à média estadual e Nacional do Ideb
Foto: Divulgação/E.E. Afonso Arinos

Engajamento dos alunos e das famílias

Outro fator determinante para o desempenho da escola foi a participação dos estudantes na escolha das disciplinas eletivas. Com o novo ensino médio, os alunos puderam selecionar matérias complementares, e a maioria optou por reforçar português e matemática, visando um melhor preparo para avaliações externas, como o Enem e concursos públicos.

Além disso, a parceria com as famílias foi um diferencial. Cerca de 92% dos responsáveis participam ativamente da vida escolar dos estudantes, acompanhando reuniões pedagógicas e prestando suporte na rotina acadêmica. Para manter e aprimorar os resultados, a escola já adota novas estratégias, como o uso de plataformas digitais para monitoramento de desempenho e análise de erros e acertos.

O impacto do bom desempenho também é fruto da cultura da escola. Segundo o diretor, os estudantes já internalizaram a busca por melhores resultados e se desafiam a superar as notas das turmas anteriores.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação