Governo do Amapá vai distribuir mais de 500 mil preservativos durante eventos do Carnaval 2025 no estado
Divisão acontece entre os desfiles das escolas de samba, no Sambódromo de Macapá, e o bloco 'A Banda', que percorre as ruas da capital.

Para garantir uma comemoração mais segura, o Governo do Amapá reforça as ações preventivas com a distribuição de 530 mil preservativos durante os eventos do Carnaval 2025. A divisão acontece entre o Sambódromo de Macapá, durante os desfiles das escolas de samba que iniciam nesta sexta-feira, 28, e o bloco 'A Banda', que percorre as ruas da capital na próxima terça-feira, 4 de março.
O aporte foi repassado pelo Ministério da Saúde, e visa prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) ao longo das programações que serão realizadas na capital e nos demais municípios. A distribuição dos preservativos está sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
“A conscientização sobre a saúde sexual deve incluir também informações sobre vacinas disponíveis, como a vacina contra o HPV, que pode prevenir certos tipos de câncer. Assim, promover a educação sexual e o acesso a serviços de saúde é fundamental para a prevenção e o tratamento das ISTs, garantindo uma vida sexual saudável e segura”, pontua o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Além disso, é importante que as pessoas estejam cientes da importância da testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), pois muitas delas podem ser assintomáticas e, se não tratadas, podem levar a complicações graves. Para incentivar e orientar o público, a SVS também vai estar realizando e distribuindo testes rápidos nos eventos.
A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) é o setor responsável por fazer a entrega aos municípios que irão distribuir os insumos. As empresas públicas e privadas podem fazer a retirada no prédio da SVS, na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, Buritizal.

Gerente de um grupo de lojas em Macapá, Cláudio Santos comenta que a empresa realiza a campanha de prevenção durante todo o ano, mas no período do carnaval as ações são intensificadas.
“Todo ano a gente faz a retirada de preservativos aqui na SVS. Hoje, peguei 10 caixas de camisinhas que serão colocadas em dispensadores nas nossas lojas, essa é uma forma de incentivar o uso e orientar os colaboradores sobre a importância do sexo seguro”, reforçou Santos.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
As infecções sexualmente transmissíveis são doenças causadas por vírus, bactérias ou parasitas. As ISTs aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos e língua.
As IST’s mais frequentes nos relatórios da SVS são herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!