Hospital Estadual de Santana completa um ano de atendimentos de emergência na Sala Vermelha Pediátrica
Com investimentos do Governo do Amapá, leitos contam com alta tecnologia para receber crianças com quadros graves de saúde, reduzindo a necessidade de transferências para Macapá.

A Sala Vermelha Pediátrica do Hospital Estadual de Santana completou um ano em funcionamento, tornando-se um marco no atendimento emergencial infantil no município. Com investimentos do Governo do Amapá, o ambiente é equipado com leitos de alta tecnologia para receber crianças com quadros graves de saúde, reduzindo a necessidade de transferências imediatas para Macapá.
A unidade recebe pacientes de 29 dias a menores de 13 anos, e conta com leitos semelhantes à de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O serviço funciona 24 horas por dia, garantindo assistência contínua. Lene Adriane, moradora do bairro Elesbão, é mãe do pequeno Anthony Ravi, de 2 anos de idade, que chegou à unidade em estado crítico.

"Meu filho chegou aqui praticamente morto, mas graças a Deus e à equipe do hospital, ele foi atendido rapidamente e está se recuperando. Desde o primeiro momento, médicos e enfermeiros estão monitorando ele o tempo todo. A primeira indicação médica era entubá-lo, mas, com o atendimento ágil, hoje ele já está melhorando dia após dia", comemora a mãe.
A médica pediátrica e coordenadora da Sala Vermelha, Carla Carvalho, explica que o setor recebe pacientes vindos do Pronto Atendimento Infantil e da internação pediátrica do Hospital de Santana. Em alguns casos, também chegam diretamente das casas, dependendo da gravidade.

"Antes, quando uma criança se agravava em Santana, era encaminhada diretamente ao Pronto Atendimento Infantil [PAI] de Macapá. Agora, conseguimos estabilizar os casos mais graves aqui mesmo, reduzindo o tempo de espera e aumentando as chances de recuperação, salvando vidas", destaca a médica.
A pediatra ressalta ainda que a Sala Vermelha não é um espaço para internação de pacientes, ela é utilizada e equipada para estabilizá-los. Em caso de um agravamento maior, eles são transferidos para o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá.
A equipe é composta por pediatras, enfermeiros especializados, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas respiratórios, que atuam de forma integrada para garantir um atendimento intensivo e humanizado.

Além disso, o setor dispõe de psicólogos e assistentes sociais, que oferecem suporte emocional às famílias nos momentos mais difíceis. Segundo Renata Alves, responsável técnica da enfermagem, a estrutura é completa, permitindo assistência contínua.

"O setor conta com leitos ativos, equipados com monitores neonatais e pediátricos, ventilador mecânico, bombas de infusão, cardioversor, que age como uma terapia elétrica, interrompendo a arritmia e devolvendo o ritmo normal de pulsações do coração, além de carro de emergência e outros equipamentos essenciais para suporte à vida. Essa estrutura permite a prestação de atendimento de alta complexidade, garantindo que o paciente receba os cuidados necessários antes de uma possível transferência", explica Renata.
A ampliação desse serviço trouxe avanços expressivos para o município, conforme aponta o diretor do Hospital de Santana, Jailson Simplício.
"Antes, tínhamos apenas uma sala de estabilização com recursos limitados. Agora, contamos com uma estrutura moderna e uma equipe especializada, garantindo um atendimento rápido, eficaz e humanizado", reforça o gestor.
Com um ano de funcionamento, a Sala Vermelha Pediátrica se consolida como um serviço essencial para Santana e regiões vizinhas, reforçando o compromisso do Governo do Amapá com a saúde infantil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!