Carnaval 2025: Governo do Amapá reforça atendimento em saúde com consultório e médicos extras na UPA da Zona Sul
Gerenciada pela Fundação de Saúde do Amapá, a unidade garantirá suporte à população durante desfiles das escolas de samba em Macapá.

Como parte da estratégia de atendimento em saúde do Governo do Amapá, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Gilson Rocha, localizada no bairro Jardim Marco Zero, em Macapá, estará preparada para atender a população durante o Carnaval 2025, com um consultório a mais e médicos extras para garantir um atendimento de qualidade.
A unidade é gerida pela Fundação de Saúde do Amapá (Fundesa) e tem um papel estratégico no suporte médico durante os desfiles das escolas de samba, que acontecem no Sambódromo de Macapá, nesta sexta-feira, 28, e sábado, 1º de março.

Para garantir maior capacidade de atendimento, a UPA contará com cinco médicos durante o período, sendo três clínicos gerais, um pediatra e um médico dedicado à Sala Vermelha, especializada em casos graves. A ampliação temporária de médicos, que começa a partir de hoje e segue até terça-feira, 4, visa atender com eficiência a demanda extra gerada pelo evento.
“Temos um consultório a mais durante o carnaval e médico extra, o que nos permite prestar um atendimento de qualidade, garantindo a saúde e a segurança dos foliões e da população”, afirmou Bruno Palha, gerente administrativo da UPA.

Como funciona a UPA
A UPA Dr. Gilson Rocha oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas para pacientes de todas as idades, com especialização no atendimento pediátrico para crianças de até 12 anos. A unidade está equipada para realizar consultas médicas, exames laboratoriais, raio-X, eletrocardiogramas e prestar suporte a casos como febre alta, falta de ar intensa, cólicas renais, e dores no peito.
A estrutura da UPA inclui consultórios médicos, salas de hidratação e medicação, além de áreas específicas para pacientes com maior gravidade, como a sala amarela (para casos moderados) e a sala vermelha (para casos que necessitam de cuidados intensivos). A unidade ainda conta com núcleo de regulação, farmácia, laboratório e outros setores de apoio, proporcionando um atendimento rápido e eficaz.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!