A3P: Governo do Amapá adere ao programa 'Agenda Ambiental na Administração Pública' do Ministério do Meio Ambiente
Uma comissão foi instituída para incentivar os órgãos públicos a implementar práticas inovadoras e de sustentabilidade na gestão.

Com foco em aumentar a sustentabilidade da gestão, o Governo do Estado, representado pela Escola de Saberes Públicos do Amapá (Esap), adotou o programa "Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P', do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, criando uma comissão que já apresenta resultados.
O papel da comissão é trabalhar como multiplicadores e realizar mudanças que protejam o meio ambiente, começando pela própria Esap, que internalizou práticas que serão inseridas em todos os órgãos do Estado.
Modificações como redução de 90% de papel e substituição por processos eletrônicos e digitais, rescisão do contrato com a empresa de reprografia, ocasionando uma economia de R$ 23.110 mil por ano e o esforço para zerar a utilização de descartáveis são algumas das medidas tomadas.

A presidente da comissão, Priscila Braga, afirma que além de contribuir com a natureza, as práticas sustentáveis geram economia de escala para o poder público, reduz custos e otimiza recursos, garantindo que a administração opere de forma eficiente e eficaz.
“A adesão à A3P significa um grande passo para o desenvolvimento sustentável, vivendo o presente de forma consciente e trabalhando para o futuro, a fim de que melhore a qualidade de vida da população. O Governo do Amapá está engajado na transformação, que beneficia o meio ambiente e fortalece uma nova cultura dentro do serviço público. Estamos nos preparando para participar da COP30 e já temos experiências bem sucedidas”, destacou a presidente.
As expectativas são a redução do impacto ambiental, a promoção da eficiência no uso de recursos, como água e energia, e a disseminação de consciência coletiva sustentável entre os servidores.
Agenda A3P
O principal objetivo é colaborar para que as instituições públicas internalizem ações que resultam num menor impacto ambiental, ao mesmo tempo em que reduz custos. O Programa A3P visa integrar práticas sustentáveis na gestão pública, promovendo uma mudança cultural em relação à responsabilidade socioambiental.
A concessão do Selo A3P, uma certificação que reconhece as instituições que implementam com sucesso práticas sustentáveis, não apenas valoriza a imagem institucional dos órgãos, mas também estimula a adoção contínua de medidas sustentáveis, contribuindo para a preservação ambiental e a eficiência operacional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!