Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IDENTIDADE NACIONAL

Mês do Artesão: Governo do Amapá emite mais de 50 carteiras de artesãos profissionais durante busca ativa

Documento é obrigatório para concorrer a editais nacionais para participar de feiras coordenadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Por João Clésio
28/03/2025 17h50
Processo de emissão da Carteira de Artesão é todo on-line e impresso na hora, na Casa do Artesão Amapaense

Mais de 50 artesãos profissionais e não artesãos renovaram ou emitiram pela primeira vez a Carteira Nacional do Artesão. O procedimento foi possível, por meio da busca ativa realizada pelo Governo do Estado durante a programação do Mês do Artesão, que encerrou nesta sexta-feira, 28.

O documento, emitido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), é obrigatório e permite ao artesão, por exemplo, se inscrever em editais para participar de feiras de artesanato nacionais, internacionais e ainda expor em grandes eventos locais realizados pelo Governo do Estado, como a Expofeira.

A Suellen Modesto de Souza, 39 anos, fez o pré-cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e veio à Casa do Artesão Amapaense fazer o teste prático para comprovar que domina a técnica de fios de malha na produção de peças em crochê.

CONFIRA O PORTAL DE ARTESANATO BRASILEIRO

“Desde os 10 anos, eu já preparava pequenos objetos em crochê. Com o tempo fui aprimorando os meus trabalhos, e hoje produzo materiais de alta qualidade como bolsas, shorts com top, pochetes e tapetes. Além de ter o reconhecimento oficial como artesã profissional, a carteira vai permitir que concorra aos editais para expor e comercializar em feiras”, disse a artesã.

Suellen Modesto de Souza exibe bolsa em crochê, entre muitas peças que produz

Com domínio, também da técnica de fios de malha, a Jobervânia da Silva, de 41 anos, fez o teste e recebeu a Carteira Nacional de Artesão na hora. Ela produz, em crochê, itens como bolsas, biquínis, vestuários, tapetes e jogos de banheiro, sala e mesa.

“Estou muito feliz em receber a minha carteira de artesã. Era um sonho que agora se tornou realidade. O foco agora é trabalhar cada vez mais para vender os meus produtos, seja em feiras locais, nacionais e quem sabe fora do país”, destacou.

Jobervânia da Silva Brito no teste prático de domínio da técnica artesanal de fios de malha

O gerente da Casa do Artesão, André Vinícius Silva Moreira, informou que a busca ativa surtiu efeito positivo, com a renovação de carteiras de artesãos que estavam vencidas e ainda a emissão de novas, de quem ainda não possuía o documento.

“Estamos com inscrições abertas para participação de artesãos locais no 19ª Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que vai ocorrer de 21 a 25 de maio, no Pavilhão Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Então, é importante que os artesãos tenham a Carteira Nacional e ela esteja dentro do prazo de validade. É um item obrigatório para se inscrever e concorrer as 8 vagas destinadas pelo Governo do Estado”, observou o gerente.

Depois do cadastro e teste prático, gerente da Casa do Artesão, André Vinícius, entrega a Carteira do Artesão para Suellen Modesto

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!