Governo do Amapá promove aula inaugural do ano letivo dos projetos sociais da Polícia Militar na Escola Antônio Messias, em Macapá
Iniciativas são instrumentos sociais para prevenir a criminalidade e fortalecer valores como cidadania e disciplina, oferecendo atividades educativas, esportivas e culturais para a formação de futuros cidadãos.

O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 28, a aula inaugural dos projetos sociais da Polícia Militar na Escola Militar de Gestão Compartilhada Antônio Messias, no bairro Zerão. A iniciativa faz parte do Plano de Governo e tem como objetivo prevenir a criminalidade, fortalecer valores como disciplina e cidadania, além de contribuir para a redução da violência e a formação de futuros cidadãos.
Ao todo, 25 projetos estão em funcionamento, realizados diretamente pelo Estado ou por meio de cooperação técnica, atendendo comunidades em Macapá, Santana, Tartarugalzinho e Santa Luzia do Pacuí. As ações fortalecem a relação entre as Forças de Segurança e a população, oferecendo atividades educativas, esportivas e culturais para crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O governador Clécio Luís apontou a educação como um caminho fundamental para o enfrentamento da violência desde a base e reafirmou o compromisso estabelecido no Plano de Governo em garantir verbas do orçamento estadual para subsidiar ações da Polícia Militar, que antes mantidos por esforços próprios.

“Nós estamos numa frente de combate à violência, ao crime organizado, mas nós entendemos que essa frente começa na escola, com boas escolas, bons conteúdos, com a comunidade escolar mobilizada e os projetos sociais, os projetos esportivos eles são o que há de melhor para atrair, para incluir as pessoas, principalmente crianças e jovens”, destacou o governador Clécio Luís.
Aos 15 anos, Axele Flexa encontrou na capoeira do projeto "Ginga pra Vida, Plantar para Colher" um caminho de transformação e uma aliada constante para enfrentar desafios e abrir portas para novas oportunidades. Para ela, a prática do esporte impacta tanto a mobilidade do corpo quanto a saúde física e mental.
"Eu acho que é um bom projeto para você entrar, porque a capoeira, além de ser um esporte, também te liberta. Ela te tira de coisas que você nem imagina. Quanto mais você faz, mais você quer fazer, e aí vai inovando. A capoeira é ótima, e nosso projeto está sempre de portas abertas para novas pessoas", falou Axele.

Os projetos sociais recebem apoio do senador Randolfe Rodrigues, com recursos destinados à manutenção das atividades. Como parte desse compromisso com a cidadania e o esporte, foi entregue o Centro de Treinamento de Wrestling do projeto Luta Amapá, viabilizado com investimentos do parlamentar e construído pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

"Trata-se de uma disputa por uma geração de jovens que se encontra entre os projetos sociais da Polícia Militar, iniciativas como os Peixinhos Voadores e tantos outros, e, por outro lado, a atuação das facções criminosas e do tráfico de drogas. Este é o papel da Polícia Militar, atuar no combate e prevenção, e é por isso que apoiamos”, enfatizou Rodrigues.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!