Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Governo do Amapá lança programa ‘Francescola’ para fortalecer ensino da língua francesa no estado

Cooperação entre a França e o Brasil potencializa intercâmbio cultural e valoriza o ensino bilíngue na rede pública de ensino.

Por Marcio Bezerra
31/03/2025 14h35
Programa ’Francescola’ expande ensino bilíngue para seis escolas no Amapá

Com o objetivo de fortalecer o ensino da língua francesa no Amapá, o Governo do Estado lança o Programa “Francescola” em parceria com a Embaixada da França para ampliar o intercâmbio cultural entre os países. 

A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed) nesta segunda-feira, 31, com a certificação de quatro novas escolas contempladas. A iniciativa amplia o ensino do francês na rede pública estadual, oferecendo suporte pedagógico, material didático e incentivo a metodologias inovadoras no ensino de idiomas.

Secretária de Educação, Sandra Casimiro

"O Governo do Estado está altamente empenhado nesse acordo de cooperação para fortalecer o ensino da língua francesa no território amapaense. Estamos muito felizes porque foram contempladas escolas da zona urbana, além de instituições que atendem à diversidade, como a educação de jovens e adultos e uma escola ribeirinha que recebe alunos quilombolas. Queremos garantir que toda a riqueza cultural do Amapá seja valorizada", explicou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

As escolas certificadas no Programa 'Francescola' foram:

  • Escola Estadual Augusto dos Anjos;
  • Escola Estadual Paulo Freire;
  • Escola Estadual Ariri;
  • Escola Estadual José de Anchieta.

Além disso, duas unidades educacionais que já trabalham com ensino bilíngue foram automaticamente inseridas no programa:

  • Escola Marli Maria, que desde 2018 atua com ensino bilíngue.
  • Escola Joaquim Caetano, no município de Oiapoque, atualmente em fase de implementação.
Jaqueline Reis explicou sobre o processo de seleção de mais quatro escolas, que agora fazem parte do programa

"Hoje é um dia de muita alegria para nós. Tivemos 11 inscrições e realizamos um processo seletivo em duas etapas. Primeiro, as escolas enviaram cartas de intenção, nas quais os diretores relataram como o projeto poderia contribuir com suas instituições. Depois, fizemos entrevistas individuais para aprofundar algumas informações. Chegamos a essas quatro escolas certificadas, que agora fazem parte do Francescola", explicou a coordenadora do Grupo de Trabalho de Relações Internacionais da Seed, Jaqueline Reis.

Ela também destacou o apoio pedagógico e didático oferecido às escolas que ensinam francês ou atuam com educação bilíngue. O objetivo é não apenas ampliar o ensino do idioma, mas também fortalecer a conexão cultural entre Brasil e França.

O objetivo também é de fortalecer a conexão cultural entre Brasil e França

A expectativa do Governo do Estado é expandir ainda mais o ensino bilíngue na rede pública. Segundo a Seed, a Escola Joaquim Caetano, em Oiapoque, deve consolidar seu modelo bilíngue já no segundo semestre de 2025.

O evento contou com a participação virtual de François Legué, representante da Embaixada da França no Brasil, além da secretária de Educação, Sandra Casimiro, diretores das escolas contempladas e outras autoridades educacionais.

Programa Francescola

O Francescola é um programa criado e gerenciado pela Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de promover a excelência no ensino da língua francesa e estimular o intercâmbio cultural por meio de projetos interdisciplinares. No Amapá, integra o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre a Seed e a Embaixada da França em 9 de setembro de 2021.

O Amapá se consolida como um Estado pioneiro na valorização da língua francesa, promovendo educação de qualidade e incentivando a troca cultural com o país vizinho.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação