Abril Azul: Governo do Amapá fortalece serviços de saúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Rede de apoio conta com acolhimento, diagnóstico, tratamento e inclusão de pessoas com autismo e outras condições neurológicas divergentes.

O Abril Azul é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o Governo do Amapá está reforçando e ampliando os serviços de saúde voltados para acolhimento, diagnóstico, tratamento e inclusão de pessoas com autismo e outras condições que exigem cuidados especiais.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o atendimento de casos suspeitos de TEA, começam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação da equipe de Atenção Primária. Caso necessário, o paciente é encaminhado para a Atenção Especializada em Reabilitação do Estado.
Com uma rede de apoio fortalecida, os atendimentos coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vão desde a investigação para o diagnóstico, passando por terapias ocupacionais, até tratamentos odontológicos para esses pacientes. Para celebrar esta quarta-feira, 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, confira os serviços de saúde disponíveis e saiba como acessá-los:
Neuropediatria do HCA
Em Macapá, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) retomou o serviço de neuropediatria na unidade. O serviço atende pessoas com suspeita ou diagnóstico de TEA e outras condições neurológicas, fazendo uma avaliação completa dos sintomas apresentados pelos pacientes, o histórico médico, exames físicos e de imagens e testes especializados.
O tratamento pode incluir medicamentos, terapias como fisioterapia, ocupacional e da fala, intervenções educacionais e apoio psicológico, dependendo da condição do paciente. São acolhidos em média, 50 pacientes por mês e, apesar da alta demanda, o serviço tem avançado.
- Como acessar: os serviços prestados são ambulatoriais e ocorrem às terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, após marcada a consulta na Rede Super Fácil. Quanto às avaliações periódicas, o retorno é definido pelo próprio médico após a consulta.

Avaliação do neurodesenvolvimento
O Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande), que funciona dentro do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) é especializado em diagnóstico de transtornos como o autismo.
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por médica neuropediatra, neurologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Em média, o local atende 25 pessoas por dia, chegando a realizar mais de 3 mil atendimentos por mês.
- Como acessar: a primeira consulta deve ser agendada diretamente no Nande, às sextas-feiras, das 8h às 17h, sendo necessário levar o encaminhamento médico, documento de identidade do paciente, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e um número de telefone para contato. Também é possível entrar em contato com o núcleo através do número (96) 99179-6451.

Atendimento odontológico especializado
A gestão estadual aposta no atendimento humanizado, como o do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que além de receber pacientes no prédio, também conta com um consultório odontológico portátil para aqueles pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção, incluindo pessoas com autismo grave.
Este público, em sua maioria, tem uma sensibilidade maior de audição e toque, sendo difícil a simples ida a um dentista. A equipe conta com especialistas em pacientes portadores de necessidades especiais.
- Como acessar: a solicitação desse benefício é realizada, exclusivamente, pela Atenção Primária. Após o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), avaliadas as condições do paciente, as equipes de regulação municipais solicitam o serviço ao estado, que direciona o atendimento à localidade indicada.

Sorriso Azul em Laranjal do Jari
Desde 2024, o Governo do Amapá implementou em Laranjal do Jari, o projeto “Sorriso Azul”, integrado ao programa Mais Sorriso, que garante saúde bucal especializada ao público TEA e síndrome de Down. O consultório foi implementado por meio de uma parceria entre Estado e Município e a ideia foi proposta pela presidente da Assembleia Legislativa (Alap), deputada estadual Alliny Serrão.
O espaço funciona no Hospital Estadual de Laranjal do Jari e é o primeiro consultório especializado nesse tipo de atendimento na região. Por lá, são utilizadas técnicas adaptadas a esses públicos, incluindo sedação quando necessário, sendo acompanhado por um médico anestesista, um cardiologista e mais a equipe de enfermagem.
- Como acessar: é pela atenção primária. O paciente deve ser encaminhado ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari por meio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após avaliação do profissional mediante as necessidades de cada usuário.

Sala de Observação na UPA de Laranjal do Jari
Outro avanço significativo para garantir a universalização da saúde foram os investimentos promovidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Laranjal do Jari, que recebeu novos equipamentos e melhorias em sua estrutura, beneficiando, em especial, crianças com TEA.
Há dois meses, a UPA inaugurou uma Sala de Observação para acolher pacientes neurodivergentes. O ambiente é decorado e oferece estímulos sensoriais, visando tranquilizar os pacientes no momento da medicação; e agora possui uma rede para mais conforto à pacientes indígenas. A unidade também conta com equipe multiprofissional, garantindo um atendimento integral e de qualidade.
- Como acessar: a unidade é “porta aberta” para atendimento de pacientes em urgência e emergência 24 horas.

Sala de Integração Sensorial do Creap
Desde 2023, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) vem dando um passo importante no atendimento a pacientes com necessidades especiais com a inauguração da Sala de Integração Sensorial. O espaço, considerado o mais moderno e equipado do estado dentro do padrão do SUS, oferece terapia ocupacional e fisioterapia a crianças e adolescentes de até 17 anos com TEA, paralisia cerebral, TDAH e outras condições intelectuais.
Projetado para estimulação sensorial, com recursos visuais, táteis e auditivos, o investimento promove maior qualidade de vida aos pacientes e no desenvolvimento deles. Apesar da grande demanda, o Creap já vem dirimindo a fila de espera e garante um serviço mais ágil e de qualidade às famílias amapaenses que buscam o atendimento.
- Como acessar: os atendimentos são gratuitos, mas requer encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos hospitais referenciados pelo SUS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!