Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À OBESIDADE

'Agora quero viver os momentos que a obesidade me tirou', diz paciente após cirurgia bariátrica no Barisus do Governo do Amapá

Aos 65 anos, Maria do Socorro Fernandes celebra a nova etapa da vida; programa já atendeu mais de 400 pacientes.

Por Lorena Lima
15/04/2025 07h00
Keltes Guerra acompanhou a mãe, Maria do Socorro, durante a cirurgia no programa Barisus

Com o Barisus, o Governo do Estado está transformando a vida de amapaenses que por anos lutavam contra o excesso de peso e as doenças relacionadas a obesidade. O programa realiza não apenas cirurgias bariátricas, mas também todo o acompanhamento multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional dos pacientes.

Aos 65 anos, a aposentada Maria do Socorro Fernandes passou por essa mudança ao realizar, no dia 31 de março deste ano, a tão sonhada cirurgia. Ainda em recuperação, ela conta que já perdeu 9 quilos em 14 dias, e já faz planos para um novo estilo de vida. A paciente garante que pretende recuperar o tempo perdido em que ficou debilitada pela doença.

"Estou com esperança de dias com mais qualidade de vida. Agora quero viver os momento que a obesidade e suas comorbidades me tiraram. Foi uma benção passar pela cirurgia bariátrica, fui acolhida e beneficiada de forma correta e justa pelo Governo do Estado e pelo SUS. Sem o Barisus Amapá não teria sido possível", relatou Maria do Socorro.

Maria do Socorro no dia da cirurgia bariátrica no Hospital São Camilo

A paciente conta que percorreu um longo caminho até a cirurgia. Ela conheceu o programa em 2022, mas por conta do tratamento de um filho com câncer, resolveu adiar os planos. Neste período, enfrentou crises de ansiedade, depressão e alteração hormonal, que colaboraram para o aumento de peso.

Sofrendo de hipertensão e diabetes, a aposentada conta que ficou com medo de perder a vaga no Barisus, mas o acolhimento da assistente social do programa foi decisivo para que Maria do Socorro cumprisse as etapas de exames até o procedimento.   

"Ela disse: 'Vamos abraçar vocês. Sei que não está sendo fácil, mas você não perderá a vaga e continuará sendo acompanhada por nós, principalmente pela psicóloga'. Isso me acalmou e me fez ter forças para iniciar a maratona de exames", lembrou.

Maria do Socorro e a filha, Keltes Guerra

A obesidade causou outras comorbidades em Maria do Socorro como apneia, esteatose hepática 3, colesterolose da vesícula biliar, dentre outras doenças. A filha, Keltes Guerra, agradeceu a equipe multidisciplinar que acompanha a mãe nesse processo.

“Toda a equipe abraça e faz esses sonhos serem reais. Além do mais, eles também fornecem uma das medicações do pós-cirúrgico que é extremamente cara. Ela está sendo acompanhada em cada passo mesmo após a cirurgia. Toda a minha gratidão e da minha mãe", agradeceu Keltes.

Voltando a vida normal

A professora Cynthia Darley Guedes de Melo, de 45 anos, é do Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, e se inscreveu no Barisus com a esperança de ter mais saúde e qualidade de vida. Ela conta que desde os 20 anos luta contra a obesidade e já chegou a pesar 196 kg. 

“Precisei perder mais de 21 quilos antes da cirurgia. A minha busca foi justamente por qualidade de vida porque eu vivia em isolamento social, o que prejudicou até no meu trabalho. Já não conseguia mais dar o meu melhor em sala de aula. E já estava com gordura no fígado no grau 3", relatou Cynthia, que atualmente é diretora da Escola Bosque do Amapá.

Professora Cynthia Darley Guedes

Com a obesidade, logo a locomoção ficou limitada. Cada vez mais debilitada, Cynthia tinha dificuldade para realizar tarefas simples, e há anos não caminhava na vila onde mora. “Eu não conseguia transitar no Bailique, não ia assistir um esporte, não ia mais à igreja, e cheguei a usar cadeira de rodas", lembra.

Foi então que a professora se inscreveu no Barisus, com a expectativa de fazer a cirurgia bariátrica para sobreviver. Hoje sente a esperança renovada para ter qualidade de vida e voltar a ter uma rotina normal e saudável.

Cynthia Darley Guedes antes da cirurgia

“A minha expectativa agora é de vida nova, conseguir socializar com as pessoas, desenvolver meu trabalho melhor e poder aproveitar as minhas férias e viajar. Tudo isso me limitava, eu precisava de poltrona especial para viajar de avião, e agora eu não preciso mais passar por esses constrangimentos. Vou conseguir ir numa praia, shopping, cinema coisas que eu não podia fazer antes, então a minha expectativa agora é de poder usufruir o que a vida tem pra me dar", celebrou Cynthia.

Programa Barisus

Coordenado pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o programa já realizou mais de 400 cirurgias bariátricas gratuitas. O Barisus faz ainda todo o acompanhamento multidisciplinar antes, durante e após os procedimentos.

A equipe é formada por endocrinologista, clínico geral, fisioterapeuta, cardiologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, cirurgião metabólico, anestesista e fonoaudiólogo. Os procedimentos são realizados no Hospital São Camilo.

Serviço

O Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS atende no antigo Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na Rua Odilardo Silva, nº 1303, em Macapá. Para agendamento de consultas é necessário apresentar encaminhamento médico, com IMC do paciente, documento com foto (RG ou Carteira de Motorista), cartão do SUS, CPF e comprovante de residência atualizado (com CEP).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde