Abril Verde: Hospital de Clínicas do Amapá apresenta fluxo de atendimento e prevenção de acidentes de trabalho com exposição à material biológico
Evento voltado para profissionais de saúde reforça importância da prevenção e notificação de casos.

Além da conscientização sobre o autismo, Abril também é marcado pela campanha nacional voltada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28. A iniciativa visa conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal), realizou em Macapá uma reunião para apresentar o fluxo de atendimento a profissionais da saúde e outras categorias que estão suscetíveis a sofrer acidentes com materiais biológicos, como perfurocortantes e fluidos corporais.
O evento, realizado na quinta-feira, 3, foi conduzido por membros do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador do HCal, incluindo a médica Aiannia Cavalcante, a enfermeira Jucirema Farias e o técnico de segurança do trabalho e responsável técnico do Núcleo, Jefferson Sarmento. Durante a reunião, foram abordados, os cuidados de prevenção para evitar esses acidentes, os protocolos de atendimento imediato, a importância da notificação dos casos e os serviços disponíveis para acolhimento, tratamento e acompanhamento dos trabalhadores expostos.

"Essa reunião foi essencial para esclarecer o que enfermeiros e médicos devem fazer quando ocorre um acidente de trabalho. Muitas vezes, não são apenas acidentes com perfurocortantes e materiais contaminados, mas também quedas. Esse momento nos permitiu tirar dúvidas e entender melhor como prevenir essas situações", afirmou a enfermeira Érica Milhomem, da Unidade de Alta Complexidade (Unacon).
Para a enfermeira nefrologista Leila Silva, da Unidade de Nefrologia do HCal, a prevenção de acidentes deve ser uma prioridade. "Um pequeno descuido ou distração pode resultar em um acidente que demande afastamento e tratamento prolongado, além do impacto psicológico tanto para o profissional quanto para o paciente. Já presenciamos acidentes desse tipo na unidade, geralmente por descuido com perfurocortantes ou exposição a material biológico", alertou.

O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador do HCal é responsável pelo acolhimento dos acidentes ocupacionais, fornecendo orientação sobre exames necessários e a prescrição de medicações profiláticas, quando indicado. A profilaxia para HIV deve ser iniciada em até 72 horas, enquanto a profilaxia contra Hepatite B pode ser feita em até uma semana.
A médica Aiannia Cavalcante reforçou que os acidentes de trabalho com exposição a material biológico são urgências médicas e precisam ser atendidos em até duas horas. "Todos os RTs do hospital e representantes de empresas terceirizadas foram convidados para essa sensibilização sobre atos e comportamentos de risco, além da apresentação do fluxo de atendimento. Nosso objetivo é garantir que os profissionais saibam exatamente o que fazer para evitar a contaminação durante sua atividade laboral", explicou.

A notificação desses acidentes é obrigatória e os dados são registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Quando envolve profissionais terceirizados, a empresa empregadora também emite a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para o INSS.
"Esse é apenas um dos treinamentos que realizamos. Também fazemos abordagens individualizadas e setorizadas para monitorar medidas de segurança e orientar os profissionais sobre os fluxos de atendimento em caso de acidentes", concluiu Aiannia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!