Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO

Em encontro com presidente da COP30, governador Clécio Luís propõe participação ativa do Amapá no evento global

Estado mais preservado do Brasil, o Amapá participará da COP30 para atrair investimentos sustentáveis e protagonizar debates sobre mudanças climáticas e proteção dos povos tradicionais.

Por Winicius Tavares
04/04/2025 12h21
Reunião foi uma oportunidade para entender a visão e os objetivos da COP 30 e a participação do Amapá

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou de uma reunião virtual com o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, para tratar da participação ativa do estado no evento global, que ocorrerá em novembro, no Pará. O encontro aconteceu a convite do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

Durante a reunião, Clécio Luís ressaltou que o Amapá, sendo o território mais preservado do Brasil, fortalece a posição do país na agenda climática global. Por isso, o estado está se preparando para ter um papel de destaque na COP30, apresentando o contraste entre seus indicadores ambientais e sociais para atrair investimentos sustentáveis.

Governador Clécio Luís participou de uma reunião virtual com o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre

“Estamos dispostos a fazer o melhor e dar o maior retorno para o Brasil, para a COP, para o governo brasileiro e para o mundo. Nosso objetivo é associar esse grande ativo ambiental a projetos de desenvolvimento sustentável, porque a situação atual é completamente insustentável. Precisamos promover negócios verdes e éticos na Amazônia. Essa é a nossa proposta, nosso carro-chefe”, enfatizou Clécio Luís.

Estado mais preservado do Brasil, o Amapá participará da COP30 para atrair investimentos sustentáveis e protagonizar debates sobre mudanças climáticas e proteção dos povos tradicionais. Em parceria com a Guiana Francesa, apresentará a “Amazônia Internacional na Fronteira” e a “Amazônia Negra”, que inclui Suriname e República da Guiana. 

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, reconheceu o potencial do Amapá para mostrar ao mundo como é possível manter a conservação ambiental em grande escala e afirmou acreditar que muitos visitantes do evento terão interesse em conhecer o estado mais preservado do Brasil, com cerca de 97% de sua cobertura florestal intacta.  

“Minha primeira reação seria estabelecer, em Macapá, um espaço para apresentar essa realidade aos estrangeiros. Ter no Amapá um centro que demonstre que a preservação ambiental é possível no Brasil, de forma institucional, é algo muito importante”, destacou Lago.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, destacou que a reunião foi uma oportunidade para entender a visão e os objetivos da COP30, evento importante para o Brasil e, especialmente, para o Amapá, que enfrenta o dilema de ser o estado mais preservado e, ao mesmo tempo, um dos mais pobres do país. 

“O Amapá, desde sua origem, já contribui para a preservação do planeta. Se o Brasil quiser mostrar na COP30 que a conservação é possível, o Amapá será o exemplo. Mas, ao mesmo tempo, se o país sair do evento demonstrando que manter a floresta em pé não gera desenvolvimento e mantém a população na pobreza, o exemplo também será o Amapá”, refletiu Alcolumbre.

Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, com o presidente da COP30, André Corrêa do Lago

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de Macapá atuar como ponto de apoio à conferência, com infraestrutura aeroportuária e ampliação da rede hoteleira. Segundo o embaixador, o presidente Lula demonstrou entusiasmo com o maior envolvimento dos estados e municípios, o que levou à mudança do nome oficial do evento para COP30 Brasil, reforçando sua abrangência nacional. 

"Nós estamos mais próximos de regiões como América Central, América do Norte, Europa e Ásia, em comparação a outras cidades brasileiras. Isso representa uma oportunidade econômica para que aeronaves façam escala aqui antes de seguir para Belém, que fica a apenas 30 minutos de voo. Se houver agenda oficial e pudermos contribuir, queremos ser a vitrine da diplomacia brasileira, da ONU e do Brasil na COP30", afirmou o governador Clécio Luís. 

O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros; da secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça; do secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabricio Penafort; do secretário de Estado da Casa Civil, Lucas Abrahao; da secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene; e do diretor-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amapá, Gutemberg Silva.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!