Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MATERNIDADE MÃE LUZIA

Governo do Amapá entrega 40 novos leitos no Hospital da Mulher Mãe Luzia e amplia atendimento materno-infantil

São sete novas enfermarias garantindo mais conforto e estrutura aos pacientes; obra faz parte do projeto de reforma e ampliação lançado pelo governador Clécio Luís, com emendas do senador Randolfe Rodrigues.

Por Karla Marques
04/04/2025 12h04
Novo espaço do Hospital da Mulher Mãe Luzia conta com 40 novos leitos e é mais uma conquista do Governo do Amapá

Mais um importante passo foi dado nesta sexta-feira, 4, para a reestruturação da saúde no Amapá. O Governo do Estado entregou  7 novas enfermarias com 40 leitos no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. Os investimentos estão proporcionando a ampliação da capacidade de atendimento, modernizando a infraestrutura e melhorando o conforto para as pacientes e profissionais. 

O ambiente, construído onde antes funcionava o estacionamento da unidade, garante um local acolhedor para gestantes e puérperas, funcionando como um espaço "coringa" para garantir mais eficiência no fluxo hospitalar. A obra recebeu emendas do senador Randolfe Rodrigues e faz parte da ampliação e requalificação da maternidade, lançada pelo governador Clécio Luís em novembro de 2023.

FOTOS: confira os 40 novos leitos do Hospital da Mulher Mãe Luzia entregues pelo Governo do Amapá

Enfermarias contam com leitos acolhedores para gestantes, puérperas e seus acompanhantes

Com essa entrega, será possível avançar com os serviços de reforma da maternidade, pois foi possível a transferência de pacientes para o novo espaço, liberando as antigas enfermarias para a execução dos serviços. Para a secretária de Estado da Saúde (Sesa), Nair Mota, essa entrega devolve a dignidade no atendimento de mães e bebês.

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá

"Essa estrutura reforça a revitalização da maternidade e proporciona mais conforto para acompanhantes e profissionais de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado. Essa entrega vai nos permitir avançar nas melhorias do hospital, que estão ocorrendo nesse período. Esses novos leitos com certeza vieram dar um reforço muito grande nessa dinâmica de revitalização da unidade", pontuou Nair.

Entre os novos leitos, quatro serão destinados à Sala Lilás, que acolhe vítimas de violência. O ambiente também conta com banheiros acessíveis, salas multiuso, posto de enfermagem, salas de expurgo e infraestrutura moderna, com climatização adequada, iluminação em LED e sistema de gases medicinais.

Cristiani Barros, diretora do Hospital da Mulher Mãe Luzia

"Nosso hospital atende entre 500 e 600 partos por mês, além de internações de mulheres que precisam de estabilização na gravidez e bebês prematuros que necessitam da UTI. Esse reforço na quantidade de leitos representa uma transformação não só para os nossos pacientes, mas também para os servidores que há décadas trabalham aqui e hoje testemunham as mudanças na estrutura, nos equipamentos e na forma de nascer no Amapá", destacou Cristiani Barros, diretora do Hospital da Mulher Mãe Luzia.

Novo espaço conta com 40 novos leitos distribuídos em sete enfermarias

Esta é a primeira grande reforma e ampliação do hospital em 71 anos de existência. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade no estado, realiza cerca de 1,5 mil atendimentos e 500 partos por mês. Além de atender a população amapaense, ao menos 10% das mulheres vêm de municípios paraenses como Chaves, Afuá, Breves e Almeirim. 

Ronaldo Sarges, enfermeiro obstetra

O enfermeiro obstetra, Ronaldo Sarges, celebrou a conquista e destacou o impacto positivo para os profissionais da unidade com a estrutura moderna, com tecnologia e qualidade que foram entregues.

"Eu represento aqueles profissionais que estão há bastante tempo dentro do hospital, e essa sempre foi uma luta. Esse momento é ímpar, pois mostra que conseguimos. Temos o neonatal novo, a frente da maternidade reformada com um novo acolhimento e classificação de risco, e agora mais 40 leitos de parto normal. Essa qualificação da assistência, o acolhimento e a humanização oferecidos pelo Governo do Estado dão um novo ânimo", ressaltou Sarges.

Enfermarias foram construídas do zero, no local onde funcionava o estacionamento da maternidade

O secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), David Covre, ressaltou a importância da nova estrutura para o avanço das obras de revitalização.

David Covre, secretário de Infraestrutura do Amapá

"Agora poderemos avançar na reforma e revitalização do prédio antigo. Nós já reformamos a UTI, a área de atendimento clínico dos bebês, toda a parte de triagem, a frente da unidade, tudo isso já está novo, mas agora conquistamos a liberação de uma grande área da maternidade antiga para que possamos avançar nas obras", explicou Covre.

Saúde avançando!

Nos últimos 2 anos, o Hospital da Mulher passou por importantes melhorias estruturais e assistenciais. Em novembro de 2024, o Governo entregou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade, com 32 leitos. O espaço também recebeu um novo Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) totalmente revitalizado.

Já em março de 2025, foi inaugurada a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO), com 30 leitos para recém-nascidos de médio risco. Um espaço totalmente equipado com berços aquecidos, bombas de infusão, monitores, poltronas e suporte para soro, garantindo um atendimento mais humanizado e seguro para os bebês.

Essas melhorias contribuíram para a redução da mortalidade infantil em 11,26% na maternidade, um reflexo do compromisso do Governo do Amapá em fortalecer a saúde pública. A gestão também tem investido na qualificação profissional, incluindo a capacitação de servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), além da aquisição de novos equipamentos e modernização dos serviços prestados.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde
TAGS: Sesa