Governador Clécio Luís entrega equipamentos de órteses e próteses do programa Reabilita Amapá em Laranjal do Jari
Cerca de 35 usuários do Centro Especializado em Reabilitação Municipal serão beneficiados. Entre os meios auxiliares de locomoção estão bengalas, cadeiras de banho e andadores.

Como parte da extensa agenda de entregas nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Sul do estado, o governador Clécio Luís entregou, na sexta-feira, 4, novos equipamentos de mobilidade individual do programa Reabilita Amapá, para pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Municipal (CER) de Laranjal. São 38 materiais de órtese e prótese, sendo 14 cadeiras de rodas, quatro cadeiras tetraplégicas, uma cadeira motorizada, nove andadores, cinco bengalas e cinco cadeiras de banho.
A ação beneficia 35 usuários do CER com deficiência e oferece dignidade a essas pessoas, possibilitando que possam realizar atividades do dia a dia de forma independente. O programa é baseado na necessidade individual e na melhoria dos atendimentos e promove maior amplitude nos serviços de assistência e qualidade de vida e dignidade dos pacientes em reabilitação pelo Centro.

“Mais do que uma entrega, este é um ato com muita consciência de que esses itens fazem a diferença na qualidade de vida das pessoas. É equipamento bom e de qualidade. O bom uso também significa qualidade de vida. São equipamentos completos, que chegam para dar mais dignidade e facilitar o dia a dia de quem precisa. Esse programa beneficia o CER de Laranjal do Jari, mas também todos os municípios que são atendidos pelo Creap”, destacou o governador Clécio Luís.

Lançado oficialmente em abril de 2024, o Reabilita Amapá integra três iniciativas de concessão de materiais: aparelhos auditivos, bolsas de ostomia e adjuvantes, além de cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção. O objetivo do programa é proporcionar maior autonomia e independência aos usuários atendidos, contribuindo para sua inclusão social e qualidade de vida. O programa já entregou mais de 1.400 cadeiras de rodas e auxiliares de locomoção, 572 aparelhos auditivos e 18.480 bolsas de ostomia e adjuvantes em todo o estado.

“Essa é uma parceria que deu certo e muda a vida das pessoas. São entregas que fazem a diferença para os moradores de Laranjal do Jari. O nosso município está de portas abertas para as ações do Governo do Estado. Tenho certeza de que quem receber essas cadeiras hoje vai se lembrar sempre desse dia”, comemorou o prefeito Teddy Menezes.
Além de serviços de avaliação e entrega de órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção, o Creap realiza atendimento de reabilitação em pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional. O diretor-presidente do centro, Charles Rodrigues, explicou o principal objetivo da caravana do Governo do Amapá em realizar as entregas no CER região.

“Nós estamos com essa caravana do Governo do Amapá trazendo a entrega dos itens de materiais de órtese e prótese e meios auxiliares de locomoção. Tudo isso vai trazer com certeza uma melhor autonomia e liberdade de movimento a essas pessoas que vão receber esses equipamentos. Isso é uma ação que tem como intuito promover a questão da reabilitação e integração desses pacientes na deles dentro da sociedade”, enfatizou o diretor.

A gerente do setor de órtese prótese e meios auxiliares de locomoção do Creap, Barbara Aguiar, detalhou como as cadeiras de rodas auxiliam na qualidade de vida das pessoas assistidas no CER em Laranjal do Jari.
“Estamos aqui hoje abraçando esse município, nós temos uma parceria forte com o CER de Laranjal do Jari, antes viemos fazer avaliação e prescrição das demandas de cadeira de rodas. Ensinamos os profissionais daqui e em seguida eles fazem a prescrição e enviam para o Creap, que realiza a compra e vem fazer a orientação e técnica de entrega. Dentre as cadeiras de rodas entregues hoje, nós temos a específica motorizada que estamos trazendo para o paciente pela primeira vez aqui em Laranjal do Jari. Nós viemos aqui para trazer a orientação técnica necessária para que ele utilize muito bem essa cadeira. Fora a cadeira motorizada, nós temos ainda quatro cadeiras tetraplégicas infantis para entregar”, explicou a gerente Barbara.

Reabilita Amapá
O programa Reabilita Amapá é um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências permanentes ou temporárias atendidas pelo Creap, com a entrega de novas cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção como bengalas e andadores, com também a disponibilização de bolsas de ostomia e outros materiais para auxiliar as pessoas ostomizadas do estado, e doação de aparelhos auditivos.
O principal objetivo desse trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é promover a inclusão por meio da entrega de materiais que colaboram com a independência dessas pessoas, autonomia, e vida mais digna.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!