'Meu trabalho alimenta outras famílias, isso me dá força pra continuar”, destaca piscicultora beneficiada pelo PAA do Governo do Estado
Dona Adenilde dos Santos, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, relata os frutos da agricultura familiar, em Tartarugalzinho.

O Governo do Amapá segue beneficiado produtores de diversos segmentos rurais com o auxílio para obtenção de crédito rural e a compra da produção dos agricultores pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Uma das beneficiárias é dona Adenilde Pessoa dos Santos, que mora no "coração" do sítio Lago Verde, no município de Tartarugalzinho. Mulher do campo, ela é um dos exemplos de como a agricultura familiar e a piscicultura podem transformar vidas.

Na segunda-feira, 7, em mais um dia de trabalho intenso, a piscicultora realizou a despesca de 150 quilos de peixes para serem entregues na feira do PAA, uma iniciativa que conecta pequenos produtores a entidades e consumidores, em situação de vulnerabilidade, executado pelo Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
“Antes, a gente plantava só para comer, e era muito difícil tirar algum lucro. Com o apoio do Rurap, consegui montar a estrutura certa e trabalhar com peixe, que tem um retorno bom, rápido e garantido”, conta, com orgulho nos olhos.

Dona Adenilde, acessou um financiamento de R$ 22 mil pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com o recurso, investiu na compra de alevinos, redes, insumos para o preparo do tanque com calcário e ração para todas as etapas da criação até o animal atingir o ponto ideal para venda.
Hoje, com o apoio técnico e financeiro e a garantia de compra proporcionada pelo Governo do Estado, que adquire parte da produção para abastecer entidades sociais, a realidade de dona Adenilde mudou consideravelmente. A renda aumentou, a autonomia cresceu e o trabalho no campo ganhou um novo significado.

“Não é só peixe, é dignidade. Eu fico feliz em saber que o meu trabalho alimenta outras famílias, principalmente àquelas que necessitam. Isso dá força para continuar seguindo em frente e com novas perspectivas de crescimento. No Lago Verde, não se cultiva apenas peixe, cultiva-se esperança, segurança alimentar e um futuro melhor para quem vive da terra", garante a piscicultora.
Para o diretor presidente do Rurap, Jorge Rafael, é uma satisfação a história de dona Adenilde que representa a força da mulher do campo com avanços significativos que a agricultura familiar tem alcançado no Amapá, graças aos projetos do Governo do Estado para o setor e o trabalho que o Rurap desempenhada na extensão rural.
"Através da atuação integrada do Rurap com instituições financeiras e entidades de assistência técnica, conseguimos ampliar a cobertura e eficiência dos programas governamentais. O resultado disso é o aumento da renda das famílias, melhoria na qualidade dos alimentos produzidos e maior segurança alimentar em nossas comunidades", destaca o diretor.
Como acessar o Pronaf
Para acessar os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o produtor deve primeiro escolher a modalidade (custeio ou investimento). Em seguida, precisa se dirigir a uma instituição financeira que trabalhe com o programa, onde serão solicitados alguns documentos como:
- DAP e o Projeto Técnico
- Mapa de localização da propriedade financiada
- Licenciamento ambiental, caso haja necessidade
- Autorização para uso de água, caso haja necessidade
- Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) emitido pelo Incra
- Certidão Negativa de Débito junto ao INSS
Outros documentos específicos podem ser solicitados, conforme a modalidade de crédito escolhida.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!