Alunos de escolas públicas de Macapá recebem educação sobre Direitos Humanos por acadêmicos da Ueap e Unifap
Ação conjunta de centros acadêmicos de Direito das duas universidades públicas distribuiu cartilhas e promoveu palestra para ampliar o conhecimento e combater estigmas sobre o tema.

Estreitando os laços com a comunidade e divulgando conhecimentos sobre o Direito, estudantes membros do Centro Acadêmico de Direito Eunice Paiva (Cadep) da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto (Cadisp) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) distribuíram 50 cartilhas sobre os Direitos Humanos para estudantes da Escola Maria Ivone de Menezes, na quarta-feira, 9.
No material, os estudantes da escola, localizada no bairro Cidade Nova, na Zona Leste de Macapá, puderam ter acesso aos artigos da Declaração dos Direitos Humanos, além de um pouco da história desse documento e atividades para testar o conhecimento deles sobre o tema. O presidente do Cadep, o estudante Jorge Luiz, destacou que a ideia do “Cadep e Cadisp nas Escolas” é mostrar a importância do tema, principalmente para os jovens de escolas públicas.
“Esse é só o primeiro passo, o objetivo do projeto é distribuir mais de 300 cartilhas para esses estudantes, além de proporcionar palestras sobre esse assunto tão importante”, explicou Luiz.

A primeira palestra realizada foi conduzida pelo professor do colegiado de Direito da Ueap, Romeu Bandeira, que buscou trazer para os alunos como os Direitos Humanos estão presentes na realidade deles, além de desmistificar algumas questões levantadas quando o tema é discutido na sociedade.
“Esse assunto é muito importante no contexto educacional, sendo importante retirarmos esse estigma de que os Direitos Humanos só servem para ‘defender bandidos’, pois é um tema que vai muito além disso”, declarou o docente.
Direitos Humanos nas Escolas
A programação fez parte da aula de “Diálogos Acerca dos Direitos Humanos” da Escola Maria Ivone, disciplina ministrada pela professora Rafaela Bastos. Para a educadora, esse tipo de ação é fundamental para expandir a visão dos alunos e contribuir para complementar ainda mais as suas aulas.
“Sair da universidade e trazer os conhecimentos adquiridos nela para a escola pública é essencial, nossos alunos saíram maravilhados com a palestra e com o material distribuído para eles”, relatou a professora.

Parceria entre Cadep e Cadisp
O projeto é de iniciativa de estudantes das duas universidades e teve apoio de empresas privadas, prospectadas pelos alunos, que ajudaram na confecção das cartilhas. A diretora presidente do Cadisp, Wemilly Cordeiro, destacou que parcerias entre estudantes das universidades públicas são fundamentais para cumprir uma das funções dessas instituições.
“O projeto é um meio de retribuir para sociedade o investimento feito em todos nós, através da universidade, então é com imensa satisfação que estamos aqui fazendo nossa contribuição”, afirmou Wemilly.
O Cadep e o Cadisp vão dar prosseguimento às outras etapas, com uma visita a Escola Antônio Cordeiro Pontes, também em Macapá, onde distribuirão 250 cartilhas. A organização do projeto ainda planeja realizar outros eventos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!