Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARAVANA AZUL

‘Essas ações são muito importantes', diz mãe de jovem atípico sobre serviços para pessoas autistas realizados pelo Governo do Amapá

Roseane Pantoja, de 58 anos, levou seu filho Gabriel Leite, de 25 anos, para aproveitar os serviços ofertados nesta sexta-feira, 11.

Por Joyce Batista
12/04/2025 15h30
Dona de casa Roseane Pantoja, de 58 anos, e seu filho Gabriel Leite, de 25 anos, aproveitaram a ação do Governo do Amapá

Centenas de pessoas puderam aproveitar a ação social realizada pelo Governo do Amapá para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, que ocorreu nesta sexta-feira, 11, no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues, em Macapá. O evento ofertou diversos serviços de cidadania, esporte, lazer e educação, com o objetivo de garantir direitos e proporcionar acolhimento para famílias atípicas.

Ação social foi realizada pelo Governo do Amapá nesta sexta-feira, 11

Uma das pessoas que compareceram foi Roseane Pantoja, de 58 anos, que levou seu filho Gabriel Leite, de 25 anos, que é autista e recebe atendimento no Centro Raimundo Nonato. Para ela, momentos como esse são necessários para pessoas do Espectro junto de suas famílias.

"Essas ações são muito importantes para a gente que tem os nossos filhos estudando aqui, que são de necessidades especiais. Eu trouxe meu filho e fiquei muito feliz. Também aproveitei para inscrever ele no Amapá Jovem. É muito bom, serviço gratuito”, diz Roseane.

Gabriel Leite cortou o cabelo durante programação do Abril Azul, promovida pelo Governo do Amapá

A programação integra a “Caravana Azul - Amapá de Inclusão”, uma séria de ações para celebrar o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo. Os participantes puderam aproveitar de palestras, atividades esportivas e de lazer, corte de cabelo, massagem, além de poder emitir a carteira do TEA, CPF e cartão do SUS para pais e cuidadores de crianças com autismo, entre outros.

Quem também aproveitou foi a dona de casa Maria Luzia, de 57 anos, que acompanhou seus sobrinhos com necessidades especiais, Claudineia, de 42 anos, e Paulo Vitor, de 22 anos.

 “É uma ação maravilhosa para eles e para a gente também. Eles fazem atendimento desde sempre aqui e estamos aproveitando esse dia de hoje. É importante porque muitas pessoas nem sabem o que significa o autismo”, afirma Maria Luzia.

Dona de casa Maria Luzia, de 57 anos

Neste sábado, 12, os mesmos serviços serão ofertados no Centro de Referência Mundo Azul, em Santana.

A programação foi idealizada pela Seed e acontece em parceria com as secretarias de Estado da Juventude (Sejuv), da Ciência e Tecnologia (Setec), de Assistência Social (Seas) e de Saúde (Sesa). Além disso, também houve participação do centro de Reabilitação do Amapá (Creap), do Sistema de Atendimento Integrado ao Cidadão - Super Fácil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação