Com expectativa de reunir cerca de 3 mil competidores, Corpo de Bombeiros abre inscrições para 47ª Corrida do Fogo
Tradicional prova de 10 km, com incentivo do Governo do Amapá, que será realizada no dia 5 de julho, este ano traz o tema 'Cães também salvam'.

Com incentivo do Governo do Estado, a 47ª Corrida do Fogo, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, abriu as inscrições do primeiro lote e já contabiliza mais de mil inscritos. A expectativa da coordenação do tradicional evento esportivo é reunir cerca de 3 mil competidores na edição deste ano, marcada para o dia 5 de julho, em Macapá.
A prova de 10 quilômetros, por ruas e avenidas da capital, que terá muitas novidades, apresenta o tema, "Cães também salvam", em homenagem ao efetivo canino da tropa. A concentração será a partir das 5 horas, no Parque do Forte, na orla de Macapá, às margens do Rio Amazonas. O evento faz parte da programação pelo "Dia Estadual dos Bombeiros", celebrado em 9 de julho.
"Vamos homenagear o nosso serviço de cães, o nosso canil. Dia 7 de julho se comemora o Dia Nacional da Consciência Animal e resolvemos trazer esse tema para homenagear os nossos companheiros caninos de resgate", explicou o tenente-coronel Jatniel Marques, coordenador geral da Corrida do Fogo 2025.

'Cãominhada'
A Corrida do Fogo é tradicional no estado e, todos os anos, se supera em número de participantes, abrangendo atletas de todos os níveis, idades, sexos e de vários lugares. De iniciantes a atletas de alta performance, este ano, além dos 10 quilômetros, os pets também poderão ter um momento de lazer e diversão com seus tutores na "cãominhada" de 3 quilômetros.

"A novidade deste ano é que nós vamos fazer não só a corrida de 10 quilômetros, mas também a caminhada, que, pelo tema estamos chamando de 'cãominhada', que é justamente para convidar a sociedade, as pessoas que têm seus cães e pets, que possam trazer para fazer esse momento conosco. Logicamente, cães de grande porte, orientamos que o tutor traga focinheira, pois terá concentração de pessoas. Pedimos também que tragam recipiente coletor, para estar coletando as fezes do animal, e, assim, não termos problemas de deixar o trajeto sujo", frisou o coordenador.
Durante o percurso, a coordenação reforça ainda que haverá locais de hidratação próprios para os animais que participarem do evento.
Largada e premiações
A largada está prevista para às 5h30, em frente ao Parque do Forte, na orla da capital. Os melhores competidores de todas as categorias receberão premiações em dinheiro, que variam de R$ 100 a R$ 1.000, além de troféus.
As categorias da prova foram divididas em:
- Geral
- Bombeiro Militar
- Outras forças de segurança e, calça e coturno
- Pessoas Com Deficiência (PCD)
"A categoria 'Geral', os cinco primeiros colocados terão premiações. A categoria 'Bombeiro Militar', também os cinco primeiros colocados serão premiados com dinheiro e troféu. Já a categoria 'Calça e Coturno', que são, não só os militares do bombeiro, mas os servidores de outras forças, inclusive os vigilantes, devem correr com suas respectivas fardas. Nessa categoria haverá premiações para as três primeiras colocações, assim como na categoria 'Cadeirantes e Deficientes Visuais", explicou o tenente-coronel Marques.
O coordenador da Corrida do Fogo explica também que as pessoas inscritas na categoria PCD, pessoas acima de 60 anos e pessoas com espectro autista têm 50% de desconto no ato da inscrição, sendo a condição comprovada no momento da entrega do kit da corrida.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!