Governo do Amapá participa do 1° Seminário Nacional do Programa Pé de Meia, em Brasília
Encontro ocorreu nos dias 7 a 9 de abril e contou com painéis técnicos, oficinas formativas e rodas de conversa voltadas para coordenadores estaduais e articuladores do programa Pé-de-Meia.

Para fortalecer políticas públicas voltadas à permanência e à equidade no Ensino Médio, o Governo do Amapá participou do primeiro Seminário Nacional do Programa Pé-de-Meia, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento teve como tema central “Trajetórias escolares e combate às desigualdades” e ocorreu nos dias 7 a 9 de abril, em Brasília, no auditório do Templo da Boa Vontade e na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Representaram o Amapá no evento a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Maria Cláudia, a articuladora pedagógica do programa, Telma Passos, e a articuladora operacional, Luma Nery. Ao longo dos três dias, o seminário promoveu painéis técnicos, oficinas formativas e rodas de conversa voltadas para coordenadores estaduais e articuladores do programa Pé-de-Meia.

“A participação no seminário foi fundamental para trocarmos experiências e planejarmos ações que serão aplicadas aqui no estado. O programa Pé-de-Meia, além do incentivo financeiro, é um projeto pedagógico que visa garantir uma trajetória de sucesso para o estudante do Ensino Médio”, destacou Maria Cláudia.
Segundo a coordenadora, o evento também marcou o início de projetos que começaram a ser elaborados durante o seminário e que serão desenvolvidos no Amapá, com foco em estratégias pedagógicas voltadas à permanência e ao sucesso escolar dos estudantes. Ela explica que o Pé-de-Meia além do apoio financeiro é uma ferramenta para reorganizar o ensino médio para garantir qualidade e eficiência e façam com que os alunos permaneçam na escola.

Durante as formações, foram discutidos temas como a construção de políticas públicas baseadas em evidências científicas, a governança de dados na educação e a articulação entre o programa, o Ensino Médio e as juventudes brasileiras. No último dia, as atividades foram voltadas exclusivamente para os articuladores estaduais da Rede Nacional de Articuladores de Implementação do Pé-de-Meia (Renapem) e coordenadores de Ensino Médio.
Maria Cláudia destacou que o seminário também teve como propósito reposicionar a política do Ensino Médio, integrando o programa a práticas pedagógicas que promovam a excelência na aprendizagem.

Pé de Meia
O Programa Pé de Meia, lançado em novembro de 2023, é uma iniciativa do Governo Federal que tem como meta combater a evasão escolar, desigualdades educacionais e sociais, além promover uma trajetória de excelência para estudantes da educação básica, sobretudo os mais vulneráveis. O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes do ensino médio.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!