Abril Azul: Projeto TEAcolho do Governo do Amapá realiza mais de 100 atendimentos em centros educacionais de Macapá e Santana
Ações aconteceram na quinta-feira, 11, e sexta-feira, 12, coordenadas pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil).

O Centro Educacional Raimundo Nonato, em Macapá, e o Centro Mundo Azul, em Santana, receberam os serviços do Projeto TEAcolho, do Governo do Amapá, nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, como parte da programação "Abril Azul – Amapá de Inclusão". Ao todo, foram ofertados mais de 100 atendimentos coordenados pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil).
Entre as ações, estiveram as emissões da carteira da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), de deficiências ocultas e solicitação do Cordão de Girassol. Além disso, também foram prestados os serviços de emissões da 2ª via do CPF, Carteira do SUS e Carteira de Identidade Nacional (CIN). Durante todo o mês de abril, uma agenda intensa continuará sendo realizada para promover a conscientização sobre o autismo, combater o preconceito e gerar inclusão e acolhimento.

O aluno do Centro Raimundo Nonato, Gibran Menezes, de 44 anos, fez a emissão da carteirinha do autista pela primeira vez. A servidora pública e mãe do beneficiado, Celina Menezes, não vê a hora de que o filho tenha o documento em mãos.
“Meu filho é autista e tem deficiência do intelecto, mas é um rapaz que interage com todos, gosta de estar no Centro estudando e é cercado de muito amor e carinho. Hoje finalmente estamos aqui para tirar a sua carteira do TEA e Cordão de Girassol. O atendimento e cuidado foram ótimos comigo e com meu filho”, contou Celina.

Na manhã deste sábado, 12, a ação social itinerante foi no Centro Mundo Azul, em Santana, com 54 atendimentos. O pequeno Manoel Silva, de 5 anos, se divertiu e ficou muito concentrado com os materiais e brinquedos multissensoriais e pedagógicos do Projeto TEAcolho.

O diretor-geral de atendimento do Super Fácil, Wenderson Leite, reforça a programação do Abril Azul – Amapá de Inclusão por todo o mês, especialmente com as ações itinerantes pelo Projeto TEAcolho, coordenado pelo Super Fácil.
“Estávamos semana passada no Vale do Jari, passamos um dia na Procuradoria Geral do Estado atendendo os servidores da casa. Ontem estivemos no Centro Raimundo Nonato e hoje no Centro Mundo Azul em Santana. São mais de 200 atendimentos em uma semana, ajudando essas pessoas com a garantia de direitos. E nossa aproxima ação será dia 16 de abril, no Conjunto Habitacional Miracema”, reforçou o diretor-geral.
Projeto TEAcolho
O projeto TEAcolho existe desde 2019 e está em todas as 14 unidades do Super Fácil no Amapá, das 7h30 às 13h30, com atendimento humanizado para as pessoas com TEA e as famílias atípicas, mas também está presente nos 16 municípios com ações sociais itinerantes.
Confira os documentos necessários para fazer solicitações:
- Certidão de Nascimento;
- CPF;
- Carteira de Identidade;
- Comprovante de residência;
- Tipagem sanguínea;
- Laudo médico;
- Uma foto 3x4.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!